Cansou do friozão? Então, prepare-se pra um verãozinho à moda sueca

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

É como a gente sempre diz: só dá pra acreditar na previsão do tempo quando você consulta cinco (ou mais) serviços e todos coincidem.

Dessa vez, não foi diferente: CPTEC/Inpe, Simepar, Climatempo, Inmet e AccuWeather são unânimes em prever uma semana inteira de tempo bom pela frente, em Foz do Iguaçu.

A mínima, que nesta domingo ainda foi de 9 graus, vai subir pra bem toleráveis 13, 14 e até 15 graus (tem um serviço que prevê temperaturas um pouco mais baixas, mas sem assustar).

E as máximas estarão dentro do que, para nós, são as temperaturas do paraíso: entre 25 e 31 graus (esta última é a previsão pro sábado, dia 29).

Quer dizer, é um verãozinho à sueca. Na Suécia, onde por sinal agora é verão, a temporada é de temperaturas mínimas até um pouco mais altas do que essas previstas aqui pra nós, mas as máximas ficam ali em torno de 25 graus.

Excepcionalmente, podem ir a 30 graus, quando os suecos fazem a festa nos parques e praças – se desnudam mesmo, porque pudor não é o forte nos países europeus ricos. Sorte deles.

Mas, como nós temos um pouco de vergonha de falar sem comprovar, vamos dar a previsão dos próximos dois dias, quanto às temperaturas, não nos esquecendo do que já dissemos: todos preveem tempo bom, com no máximo uma nuvenzinha ou duas.

Simepar: pra segunda-feira, 24, mínima de 12 e máxima de 25 graus; na terça, já teremos mínima de 14 e máxima de 26 graus. E por aí segue a semana, num ligeiro crescimento de mínimas e máximas.

AccuWeather: pouca diferença, mas com mínimas mais elevadas. Na segunda, 15 de mínima e máxima de 25 graus; na terça, 16 e máxima de 26 graus.

Inmet: até este serviço, que às vezes parece ser do contra, vai na mesma linha. Na segunda, mínima de 13 e máxima de 28 graus; na terça, mínima de 12 e máxima igual à de segunda-feira.

Climatempo: na segunda, mínima de 14 e máxima de 25 graus; na terça, mínima de 15 e máxima de 26 graus.

CPTEC/Inpe: a semana abre com 15 de mínima e máxima de 26 graus; na terça, mínima de 16 e máxima de 28 graus.

Não siga a moda

Gostou? Não é temperatura que dá praia, ou melhor, piscina, mas está bem longe de ser o frio que a gente viveu juntos nos últimos dias.

Mais pro final desta semana que começa amanhã, temperaturas podem chegar ali nos 30 graus, um calorzão na Suécia. Mas lembre-se, somos pudicos, aqui em Foz, e não vá fazer como os suecos e se despir em praça pública. Dá cana.

No mais, com frio ou com calor, temos um hóspede indesejável, não só aqui, mas no mundo inteiro. Então, continue atento e prevenido contra o tal coronavírus.

Reforçando, aqui não é um país nórdico. Nudez só entre quatro paredes.
error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.