Meteorologia errou: quarta-feira sem tempestades. E como fica o tempo, agora?

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Cadê a tempestade que despencaria no Paraná, inclusive em Foz, na quarta-feira, 18? Nada. Depois das chuvas pela manhã, o tempo foi abrindo e o sol brilhou no resto da tarde.

O alerta do Inmet foi reforçado pela Defesa Civil do Paraná, que “acreditou” na previsão de temporais. E nós também, mas com um pé atrás e com a ressalva de que os demais serviços de meteorologia previam chuva e só o CPTEC/Inpe acrescentava que poderiam vir acompanhadas de trovoadas. Todos erraram.

Aliás, todos, não. O AccuWeather acertou na mosca: previa “nuvens com abertura de sol”. Foi assim.

Quando há um alerta de tempestade, é quase uma obrigação divulgar, para que as pessoas fiquem prevenidas e não sejam surpreendidas pela queda de uma árvore sobre um carro ou casa. Mas quando o alerta é só de um serviço, a gente desconfia.

No H2FOZ, a norma é fazer a previsão com base na unanimidade. Quando todos preveem chuva, por exemplo, a gente mancheteia. Se há ressalva, melhor ser discretos.

Enfim, não teve tempestade. Por sinal, agora não há nem previsão de chuvisco a perder de vista. E isso é unânime.

Olhando a previsão estendida, vê-se que há também desigualdade entre o próximo dia de chuva, entre os serviços.

O Simepar, por exemplo, diz que vai chover apenas na sexta-feira da semana que vem, dia 27, já quase no final deste mês, que também foi seco.

O AccuWeather prevê uma “tempestade localizada” para sábado da próxima semana, dia 28. Nesse mesmo dia, o Climatempo indica a possibilidade de “chuvas passageiras” durante o dia.

O CPTEC/Inpe prognostica “chuvas periódicas” no dia seguinte, o domingo, dia 29.

O Inmet, “o das tempestades de ontem”, não arrisca ir tão longe nas previsões, vai apenas até domingo, 22. E, claro, sem sinal de chuva até lá.

Como há unanimidade, dá pra acreditar em secura por um bom período de tempo. E que a chuva deve vir lá para o fim da semana que vem.

A que atribuir tantas diferenças? Ao La Niña, fenômeno que altera o clima em diversas regiões do mundo? Pode ser.

Mas pode não ser, porque já há meteorologistas dizendo que não há ocorrência deste fenômeno. No mundo da meteorologia, é assim: até se chegar a uma conclusão mais próxima da realidade, já convivemos com seca, enchente e todo tipo de ocorrência.

Imagens da manhã

Nas belas fotos de Patrícia Iunovich, o início da manhã desta quinta-feira, com direito até a uma corujinha atenta na proteção do seu ninho, feito num buraco no chão (ela é a famosa coruja-buraqueira).

 

A quinta-feira amanheceu com neblina, mas logo o sol apareceu e se firmou. Foto Patrícia Iunovich
error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.