Surpreso com o frio? A gente bem que avisou. Veja como fica o tempo no domingo e na semana

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

A gente avisou que o frio voltaria no final de semana, com base em quatro serviços de meteorologia. Mas há quem acredite só no que vê pela televisão, onde apenas UM serviço é consultado.

Veja o que noticiamos, na quinta-feira, 23: Está gostando do verãozinho europeu de Foz? Então, aproveite, porque…

Mas prossigamos, sem autobajulações, pra ver primeiro qual serviço acertou na previsão pra sexta e sábado. Sexta, vale lembrar, fez calor o dia todo e até à noite (não aquele calor que conhecemos, mas à moda europeia).

Na sexta, os serviços que acertaram foram: Simepar, que previu mínima de 15 e máxima de 28 graus; Inmet (mínima de 18 e máxima de 31 graus); e Climatempo (previsão exatamente igual à do Simepar). Quem errou feio foi o AccuWeather, que apostou em mínima de 9 e máxima de 18 graus.

Pra este sábado, o Simepar apostou certo: mínima de 10 e máxima de 17 graus (bom, a máxima terá que ser conferida); o Climatempo foi na mesma linha, mínima de 10 e máxima de 17.

Já o Inmet apenas passou perto, com mínima de 13 (foi menor que isso) e máxima de 23 graus (não deve passar de 17, 18 graus, mas conferiremos).

O AccuWeather acertou na tendência, de esfriamento depois de um dia quente, mas exagerou na dose: mínima de 6 e máxima de 18 graus (aí, pode ter acertado).

Ah, sim, outro serviço que sempre consultamos, o CPTEC/Inpe, estava fora do ar na quinta-feira.

Mas quem foi bola dentro total, na previsão para este sábado, foi o Climatempo. Foi o único que falou em chuva. E ela veio, jogando na lona todos os outros prognósticos. Aos meteorologistas do Climatempo, parabéns! Chute a gol.

Mas o que passou, passou. Vale mesmo ver o que está previsto para o domingo, 26, e pra nova semana de trabalho e estudos (ei, você está em casa mas não pode deixar os estudos de lado, amigo ou amiga. Um dia você vai voltar pra escola…).

Domingão mais frio ainda é a aposta da maioria

Tem sempre um do contra, mas a gente bota fé na previsão quase unânime. Pra amanhã, a unanimidade foi destroçada pelo AccuWeather, que prognostica 15 graus de mínima e 20 de máxima. Ah, e “uma pancada de chuva”.

Veja agora o que dizem os outros.

Climatempo: mínima de 8 e máxima de 20 graus. Volume esperado de chuva? Zero!

Simepar: brrrr!, mínima de 5 e máxima de 19 graus. Pra chuva, necas.

CPTEC/Inpe: na mesma linha de mais frio, com mínima de 7 e máxima de 22 graus. Na previsão, consta até o símbolo de geada. Confira na ilustração abaixo. Cá entre nós, nessa o  CPTEC/Inpe fica totalmente sozinho.

CPTEC/Inpe sozinho na previsão de geada? Claro que não. Mentimos descaradamente.

Bastou rever as previsões pra constatar que a geada também está no prognóstico do Inmet – por extenso, Instituto Nacional de Meteorologia. Confira abaixo:

Mas geada com mínima de 7, caso do CPTEC/Inpe, ou 8 graus, como quer o Inmet?

Pode, sim, porque a geada se forma a partir da temperatura do solo. Quando chega a zero grau, o orvalho se congela (tem gente que pensa que geada cai das nuvens; o que cai é neve ou, como é bem mais comum cá nos quase trópicos, granizo). No entanto, a diferença da temperatura ambiente com a do solo nos parece – cá entre nós – muito elevada.

Mas são dois serviços respeitáveis. E não se deve desconsiderar assim o que os homens do tempo deles preveem. Ficamos com um pé atrás. Mas acreditamos piamente na maioria absoluta: vai esfriar mais que hoje. Se não acontecer isso, teceremos loas ao AccuWeather.

Caiu geada? Não, criança, veja que sobre a planta forma-se o orvalho.Se a temperatura no solo está a zero grau ou abaixo disso, o orvalho se congela e cria esta camada de gelo sobre a planta. Foto Pixnio

Na semana, como fica?

Quando a gente confere as previsões, pra semana que começa na segunda (invariavelmente, segunda-feira é o primeiro dia da semana. Aliás, vale um recorte):

Desde 2004, a segunda-feira é o primeiro dia da semana, conforme foi estipulado pela Organização Internacional de Padronização (ISO). No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também qualifica o domingo como último dia da semana.

Portanto, o primeiro dia é a segunda-feira, apesar deste nome meio estúpido em língua portuguesa. Veja como é mais bonito em espanhol: lunes, em homenagem à lua; em inglês, monday, idem pra lua. Adivinhe em francês qual astro celeste é homenageado? Lundi.

Mas por que “segunda”-feira? Uma rápida consulta no Google nos leva a um texto da Superinteressante que explica: desde o ano 563, mas apenas em Portugal, estabeleceu-se que domingo era “prima feria” (primeira feira, em português), com feira significando descanso.

Ok, domingo é dia de descanso. Mas vamos com feira até a sexta? Pois, é a “culpa” é do bispo Martinho de Braga, que não gostava dos dias da semana homenagearem deuses pagãos. Pra encurtar a história, depois da Lua, vêm homenagens a Marte, por exemplo (em espanhol, martes), mas não o planeta, e sim o deus da guerra.

Prosseguindo, a ideia dele era que, na Semana Santa, os nomes mudassem pra isso que ficou: prima feria, seconda feria e aí por diante. Parece que os portugueses gostaram tanto que adotaram a nomenclatura pra todas as semanas. E esta foi nossa herança, não muito bacana, mas reclamar não adianta.

No espanhol, no francês, no italiano, no inglês, permanecem as homenagens aos deuses antigos. Mas e daí?, ninguém pensa nisso.

Lua, a homenageada das segundas, em várias línguas. Ela perdeu o mistério depois que o homem pisou nela, mas ainda é distante e inacessível para o comum dos mortais. Ah, sim tem gente que não acredita que o homem esteve lá. Fazer o quê? Foto Skeeze por Pixabay

Ufa!, tudo isso pra chegar às previsões.

Vamos e elas:

Simepar: na segunda-feira, 27,  mínima de 14 e máxima de 29. Nos dias seguintes, a mínima prossegue entre 11 e 14 graus, com queda brusca pra 8 graus na quarta-feira. As máximas não impressionam.

Climatempo: na segunda, mínima de 15 e máxima de 26. Chove, embora pouco, na terça e na quarta-feira. Em previsão de chuva, este serviço merece atenção. Temperaturas parecidas na terça e quarta-feira.

Inmet: mínima de 16 e máxima de 25, na segunda-feira. Na terça, “possibilidade de chuva isolada” (já são dois prevendo chuva na terça). Previsão é de mínimas mais baixas na terça e quarta-feira.

AccuWeather: 15 de mínima na segunda-feira, com máxima de 29 graus. Na terça, “pancadas de chuva” (agora, são três). Nos dias seguintes, temperatura sobe.

CPTEC/Inpe: 14 de mínima, 29 de máxima na segunda-feira. Mínimas entre 12 e 13 graus nos dias seguintes. Sem previsão de chuva na terça-feira.

Conclusão

Difícil concluir algo para além de segunda-feira, mas certamente será um dia mais quente que o domingo. Talvez dê pra chutar que chove na terça-feira. Afinal, três serviços coincidem nisso.

Mas é melhor esperar e ver se muda alguma coisa nos prognósticos, na segunda-feira.

Aproveite o final de semana!

 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.