Tempo em Foz teve sol, chuva, queda de granizo, raios e trovões. E o que vem por aí?

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

São muitos serviços de meteorologia no Brasil que fornecem previsões pela Internet. Aqui, com paciência, escolhemos cinco deles e só “acreditamos” nas previsões quando há unanimidade ou, pelo menos, quando a maioria aposta num só caminho.

Foi assim quando noticiamos que os cinco serviços previam chuva em Foz e que ela duraria até o sábado, 16.

Bingo! Até nas temperaturas houve quase previsões unânimes, para esses dias passados.

Nem todos previram temporais, mas estava também nos prognósticos de uns. Havia até chute certeiro pra queda de granizo, que a gente conferiu no sábado.

Houve períodos de chuva muito forte, em que até a paisagem se perdeu. Foto Patrícia Iunovich
Olha o granizo de sábado. São as manchas brancas no piso não muito fotogênico, mas eficiente. Foto Patrícia Iunovich

Alguns iguaçuenses até levaram sustos, como os que estavam esperando o filme no drive in quando o gelo despencou com força.

Parabéns aos meteorologistas que acertaram. Os errinhos mais leves a gente perdoa. E orienta os que saíram da linha pra ficar mais atentos aos sinais de satélite, às formações de frente fria e aos paredões de massa de ar quente.

Orientamos, também, sempre dar uma espiadinha lá fora. Mas, como as previsões são feitas em escritórios de grandes cidades, e não aqui do interior, a espiadinha tem que ser solicitada a algum amigo iguaçuense.

Feito todo este prólogo, o que dizem “nossos” meteorologistas pra este domingo e pra semana que começa?

Primeiro, o domingo. Até aqui, sol entre muitas nuvens, depois de um amanhecer bonito. Tempo continua firme? Pro Simepar, AccuWeather e Climatempo, positivo. Mas CPTEC/Inpe e Inmet preveem chuva para a noite.

Agora, tem que fazer uma ressalva crítica: quando divulgamos a previsão pro final de semana, na sexta-feira, 14, o CPTEC/Inpe era o único a prever chuva neste domingo, 16. Mas “pela manhã”. Agora, mudou pra noite e ganhou companhia. Olhando para o tempo lá fora, dá pra ver que tudo pode acontecer.

E a nova semana?

Deixando os dias passados onde devem ficar – no passado -, é hora de ver o que nos reserva o futuro, ao menos nas previsões meteorológicas, porque o “outro” futuro, o mais amplo, depende de máquina do tempo ou de uma boa cartomante.

Simepar, AccuWeather, Climatempo, CPTEC/Inpe e Inmet – opa, deu unanimidade! – preveem chuva pra terça-feira, 18.

Mas, pra segunda, há divergências: CTEC/Impe e Inmet preveem chuva, enquanto os outros ficam entre nublado e ensolarado.

Na quarta-feira, 19, tem previsão de chuva, segundo quatro serviços. Mas com nova divergência do CPTEC/Inpe, para o qual o tempo só ficará “parcialmente nublado”.

Há também dois divergentes dos demais em relação à temperatura mínima na quarta-feira: 7 graus, para o AccuWeather, e 8 graus para o Inmet.

Quinta em diante, volta a unanimidade e, com ela, uma notícia “quente” (só que não) para os iguaçuenses: o frio volta com força.

Mas isso a gente vai conferir mais pra frente. Por enquanto, é uma tendência gritante.

Como hoje é domingo, encerramos com foto da Catedral, que deve ter recebido muitos fiéis, com as precauções devidas. Foto Patrícia Iunovich
error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.