Cataratas na Argentina devem reabrir quinta, 9, início do “feriadão” da Independência

A reabertura do Parque Nacional Iguazú será inicialmente para os moradores locais, informou o governador da província de Misiones.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Como tudo que se debate na Argentina, ainda não é definitivo. O governador da província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, informou ao portal El Territorio que o Parque Nacional Iguazú deve reabrir na próxima quinta-feira, 9, feriado da Independência da Argentina. E permanecerá aberto até domingo, já que a sexta-feira, 10, é "feriado com fins turísticos" no país.

Curta a nossa fanpage e receba as novidades no seu Facebook.

Segundo o governador, a reabertura será um teste para que seja analisada a reabertura também dos parques provinciais, que, como os nacionais, estão fechados desde 15 de março.

Embora o Parque Nacional Iguazú seja de jurisdição do governo do país, antes de decidir pela reabertura busca-se o consenso das províncias, como ocorreu com o parque Nahuel Haupi, o primeiro parque nacional a habilitar-se, disse Ahuad.

Com a autorização do governador, o passo seguinte será enviar um expediente à direção do Parque Nacional Iguazú, que por sua vez o encaminhará para aprovação da Administração de Parques Nacionais.

De acordo com o portal El Territorio, esta reabertura seria inicialmente só para os vizinhos de Puerto Iguazú, como já havia antecipado o secretário de Turismo de Misiones, José María Arrúa.

“A expectativa é grande, e sabemos da ansiedade do setor para reabrir as portas e começar a trabalhar. E, fundamentalmente, que a atividade turística comece a rodar novamente", disse então o secretário.

Assim como em Posadas, capital da província, existe a Costanera para que os moradores possam fazer caminhadas recreativas ou atividades culturais, a ideia, segundo o secretário, é fazer o mesmo com as Cataratas, em Puerto Iguazú, onde seriam atendidas umas 200 pessoas por vez.

Mas, para isso, será preciso cumprir protocolos sanitários. A proposta prevê "abrir com um protocolo muito rigoroso". Dessa forma, "os distintos atores, como guias de turismo e outros de contato direto com os turistas e visitantes, poderão começar a implementar e praticar os protocolos", explicou Arrúa.

Nada chegou

O diretor do Parque Nacional Iguazú, Sergio Acosta, informou ao El Independiente Iguazú que de fato se está analisando "uma abertura parcial para residentes de Iguazú", mas ainda não há data confirmada.

"Mas já estamos mais perto (da reabertura), disse Acosta.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.