Começa intensa a Primavera Universitária da Unioeste/Foz

Lançamento do evento contou com a participação especial do escritor moçambicano Mia Couto.

Apoie! Siga-nos no Google News

“A primavera não é uma estação do ano,
é uma estação que está dentro de nós e
temos que partilhar uns com os outros”
(Mia Couto)

Como um evento já tradicional no meio universitário e na cidade de Foz do Iguaçu, a Primavera Universitária chega ao seu quarto ano de existência, edição que teve, como atividade especial, um lançamento, com a presença do escritor moçambicano Mia Couto.

O evento é constituído de uma convergência de atividades, de parcerias e ações junto à sociedade. É um espaço no qual a comunidade adentra à universidade e essa socializa conhecimentos, práticas, tecnologias e inovações com a população.

O lançamento

Mia Couto, conhecido internacionalmente, realizou uma apresentação conduzida pela docente da Unioeste, Luciana Vedovato. Falou sobre ele, sua infância, suas motivações, suas obras. Fez também análises que, ainda que com a leveza de sua poesia, tocou fundo em questões complexas e necessárias, como a atualidade, as questões de formação, de raça. “A pessoa diz: ‘eu não vejo raças’ e às vezes, isso é um perigo, pois quem não vê raças, pode não ver o racismo.”

"Quem não vê raças, pode não ver o racismo", disse Mia Couto ao público presente na Unioeste – foto Divulgação

E assim, com o auditório lotado, e aplaudido de pé, Mia Couto marcou o lançamento da Primavera Universitária de 2018, no âmbito do II Festival Literário de Foz do Iguaçu, festival esse que é coordenado pela Fundação Cultural, e tem como ponto alto a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu.

Programação

As sessões de aberturas oficiais serão nesta segunda, 16 de setembro. Pela manhã, às 9 horas, terá inicio o X Encontro Internacional de Letras, cuja primeira atividade é a conferência do professor da UFBA, Dante Lucchesi. A tarde, às 13h30, começa a Jornada Pedagógica de Foz do Iguaçu- JOPEFOZ, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e que se encontra na sua III Edição. Essa é uma atividade que envolve todas as professoras e professores da rede municipal de Foz do Iguaçu e que, durante uma semana, encontram-se na Unioeste em atividades como palestras, mini-cursos e oficinas, planejadas especialmente para as demandas dos profissionais da rede.

Público lotou o auditório na primeira atividade da Primavera Universitária – foto Divulgação

A palestra de abertura terá o tema: “O que significa a gestão escolar na escola pública?” com a professora Naura Syria Carapeto Ferreira, da Universidade Tuiuti do Paraná. E à noite, como abertura oficial da Primavera Universitária, será ofertada a palestra "Universidade em Perspectiva: sociedade, ciência e poder" com Helgio Trindade – professor emérito da UFRGS; membro da Academia Brasileira de Ciências, ex-reitor da UFRGS e primeiro reitor da UNILA. Esse tema foi escolhido em função da comemoração dos 40 anos de ensino superior em Foz do Iguaçu em 2019 e integra a programação da XVII Semana Acadêmica e XIV Jornada de Estudos Pedagógicos do Curso de Pedagogia da UNIOESTE.

O evento conta ainda com uma programação intensa: IV Feira do Livro Universitário, que ocorre todos os dias, a Feira das Profissões, Semana Acadêmica de Turismo, Setembro Surdo, palestra no âmbito do Setembro Amarelo, cursos, ações, feiras, mostras. No sábado, haverá a tradicional Rua do Recreio para as crianças do entorno, que, nesta edição, sedia também o Foz ComUnidade, da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, que atende, com seus serviços, toda a região norte da cidade.

Mais informações: http://eventosunioeste.unioeste.br/index.php/primavera-universitaria/inscricoes.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.