Contar histórias é construir pontes para a comunicação, defende jornalista e professor universitário

Um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Literário, Edvaldo Pereira esteve em Foz para ministrar aula do curso de roteiros Escreva.  

Apoie! Siga-nos no Google News

Jornalismo, literatura e arte de contar histórias. Misture tudo isso e o resultado é comunicação. Comunicação no sentido amplo, em que há interação das mensagens entre quem as compartilha, e não somente transmissão de informação. É o que defende o jornalista e professor universitário Edvaldo Pereira.

Em Foz do Iguaçu para ministrar aula do curso Escreva, de roteiros audiovisuais, Edvaldo Pereira foi entrevistado no programa Marco Zero, iniciativa do H2FOZ e da Rádio Clube FM. Ele esteve acompanhado de Nerli Vieira, voluntária do Comunicons, responsável pela formação, que começou há mais de um ano. 

Assista à entrevista:

"Vivemos na sociedade um momento de grandes transformações de valores e de visões de mundo que afetam a economia, política, cultura e a postura de cada um", avaliou o docente. "Precisamos estar preparados para responder aos desafios de transformação que essa civilização está pedindo, que está acontecendo no mundo inteiro", ponderou. 

Para esse momento histórico do mundo, o conhecimento é uma alternativa, destacou Edvaldo Pereira. Na entrevista à Rádio Clube FM, ele defendeu, para isso, o uso das abordagens e técnicas da arte de contar histórias aplicadas à comunicação. 

"Um dos caminhos é aumentar o autoconhecimento e o conhecimento sobre a realidade e sobre os outros através desse meio de comunicação – mais importante e universal, e que está na sociedade há milênios –, que é a arte de contar histórias."

"Ao se contar a história de alguém, é essa história que cria ponte com o receptor."

Conforme o professor e jornalista, que é cofundador da Associação Brasileira de Jornalismo Literário, as histórias humanas quando são contadas no contexto da comunicação podem "trazer informação com conhecimento e impactar de maneira positiva a mente e o coração do receptor".

Os meios e formas tradicionais de comunicação, com muitos dados e informações, chegam a um certo ponto e estacionam, disse. "A arte de contar histórias, adaptada ao jornalismo e à literatura, pode ajudar as pessoas a compreenderem as coisas de forma mais integral", frisou Edvaldo Pereira. 

"O que faz a comunicação acontecer é tratar todos os temas que são necessários construindo essa comunicação centrada nas pessoas. Ao se contar a história de alguém, é essa história que cria ponte com o receptor."

No curso Escreve, Edvaldo Pereira discorreu sobre os elementos essenciais da narrativa, a partir da perspectiva e do conceito da arte de contar histórias.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.