Fórum de Conservação Integrada da Onça-Pintada será realizado em Foz do Iguaçu

Pesquisadores e entidades participantes lideram o tema no Brasil; debates sobre a conservação da espécie abrangem temas como genética, reprodução e formas de conservação.

Apoie! Siga-nos no Google News

No próximo dia 29 de novembro, sexta-feira, diversos cientistas participarão do Fórum de Conservação Integrada da Onça-Pintada, no Parque Nacional do Iguaçu. De forma inédita, os pesquisadores debaterão aspectos relevantes para a conservação da espécie, como genética, reprodução e formas de conservação.

Dentro do espírito inovador do Grupo Cataratas, toda a programação será compartilhada ao vivo com transmissão on-line. A expectativa é a de que o evento contribua para a democratização do conhecimento científico sobre a conservação da fauna.

É sempre importante relembrar que a onça-pintada, maior felino das Américas, possuía uma grande população, desde o Sul dos EUA até o Uruguai e Argentina. Ao longo dos anos, a espécie perdeu vasta parte de seus habitats e populações por conta de ações humanas.

Por isso, o dia 29 de novembro é também uma data para reflexão sobre a história dessa magnífica espécie. É um dia para organizar atividades que possam devolver a onça-pintada para todos os biomas no país.

E diante desse desafio, o Grupo Cataratas, o Instituto Conhecer para Conservar e o RioZoo, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e pesquisadores, discutirão o que há de mais atual na pesquisa mundial sobre os avanços na conservação da espécie.

Apresentação de resultados

AZAB, ICMBio e MMA possuem o Acordo de Cooperação Técnica para a Elaboração e Implementação de 25 programas de conservação ex situ (fora do lugar de origem) para espécies ameaçadas de extinção, entre eles o da onça-pintada.

O RioZoo, companhia-membro do Grupo Cataratas, é uma instituição parceira dentro dessa iniciativa e tem na onça-pintada ações de pesquisa, educação e conservação, atuando em parceria em projetos de pesquisa in situ (habitats naturais) e no desenvolvimento de técnicas para a reprodução e manutenção da espécie.

Para Fernando Sousa, diretor institucional e de sustentabilidade do Grupo Cataratas, o fórum é um exemplo concreto para mostrar um pouco mais do nosso trabalho. “Queremos sempre gerar impacto positivo e deixar legado, por meio da divulgação científica e parcerias institucionais. Queremos ser protagonistas na conservação de espécies ameaçadas e no desenvolvimento sustentável da sociedade.”

Mais exemplos

O Grupo Cataratas, junto com parceiros institucionais, apresentará o projeto sobre o mapeamento genético e atividades de análises de onças-pintadas que estão sob cuidados humanos em zoológicos e criadouros. É um estudo inovador com o uso de biotecnologia para a conservação da onça-pintada. No futuro o conhecimento poderá ser utilizado no melhoramento genético, na tentativa de reprodução assistida dessa espécie ameaçada. O projeto abrirá bolsas de estudo para pesquisadores.

Evento pretende contribuir para a democratização do conhecimento científico sobre a conservação da fauna – foto Divulgação

Além da pesquisa, o Grupo Cataratas também apresentará as ações que contribuem para os trabalhos de conservação da onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu. Os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu que adquirem a nova linha de camisetas Onças do Iguaçu ou a cerveja Jaguaretê colaboram para a conservação do felino. Parte do valor da venda desses produtos é repassada ao Projeto Onças do Iguaçu. Nos últimos dois anos, a venda de produtos contribuiu para a aquisição de armadilhas fotográficas, antenas, entre outros equipamentos que auxiliam o trabalho dos pesquisadores.

Notícias do zelo com a natureza

O Grupo Cataratas acredita na democratização da ciência e, durante o Fórum de Conservação Integrada da Onça-Pintada, lançará o portal Conhecer para Conservar, que terá o objetivo de falar facilmente sobre ciência para todos. A página trará mapas, infográficos, ilustrações, vídeos e podcasts com a intenção de compartilhar conhecimento e provocar mudanças.

Palestrantes:

Claudio Hermes Maas | Vice-Presidente da AZAB

Fernando Henrique de Sousa | Diretor Institucional e de Sustentabilidade do Grupo Cataratas

Carlos Eduardo Verona | Gerente Técnico – Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (Grupo Cataratas)

Ana Raquel Gomes Faria | Diretora de Conservação da AZAB

Cristina Harumi Adania | Studbook Keeper – AZAB Onças-Pintadas | Associação Mata Ciliar

Cristiane Schilbach Pizzutto | Universidade de São Paulo e Reprocon (Reproduction for Conservation)

Gediendson Ribeiro de Araújo | Reprocon (Reproduction for Conservation)

Yara Barros | Coordenadora Executiva – Projeto Onças do Iguaçu

Ivan Baptiston | Chefe do Parque Nacional do Iguaçu – ICMBio

Gustavo Solis | Incorporação de exemplares aos projetos de reintrodução de fauna – Projeto Iberá

Agustín Paviolo |Coordenador do Projeto e suas ações em Misiones, Argentina – Projeto Yaguareté

O Fórum de Conservação Integrada da Onça-Pintada é uma realização do Grupo Cataratas, RioZoo, Instituto Conhecer para Conservar, AZAB, ICMBio, CENAP – ICMBio, Projeto Onças do Iguaçu e Projeto Jaguarete.

Fórum de Conservação Integrada da Onça-Pintada
Local: Auditório do ICMBio / administração do Parque
Data: 29 de novembro, sexta-feira
Horário: 09:00h – 16:40h

Comemoração do Dia Nacional da Onça-Pintada
Local: Auditório do Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu
Data: 29 de novembro, sexta-feira
Horário: 18:00h – 21:15h

Informações e inscrições
Email: pedroambiental@grupocataratas.co
Fones: 45 3521 4402 – 45 98806 8857

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.