Meio Ambiente repõe – em dobro – árvores que foram suprimidas de avenidas

Até o final do ano, previsão é plantar 20 mil árvores nas áreas públicas de Foz.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ com Assessoria

Só se falava em derrubar árvores, em licenciamento de empresas para cortar o verde que parece tanto incomodar algumas pessoas. Agora, vem a notícia ambientalmente correta: Já foi iniciado em Foz o plantio de duas mil árvores nativas, pra compensar aquelas que são suprimidas ou mesmo derrubadas por vendavais, aliás, muito frequentes ultimamente.

O plantio começou na Avenida Paraná e depois continuará nas avenidas Safira, Morenitas e Javier Koelbl, na região do Porto Meira; Avenida  Mário Filho e Airton Sena, no Morumbi; e avenidas Andradina e Felipe Wandscheer. 

Até o final do ano, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pretende plantar 20 mil árvores em todos os espaços públicos do município. 

Boa parte das árvores plantadas, segundo a Secretaria, refere-se a compensações ambientais – medida que visa contrabalançar os impactos ambientais previstos ou já ocorridos com a supressão de árvores. 

"De acordo com a legislação do município, cada árvore licenciada para corte deve ser substituída por, no mínimo, duas outras. Em caso de nativas, pode chegar a dez mudas de árvores",  explica a secretária de Meio Ambiente Angela Meira.

Acompanhamento

Mudas serão monitoradas por dois anos. Foto da Agência Municipal de Notícias

“Estamos alterando o decreto e já implementamos Termos de Ajuste de Conduta, para que, além do plantio, também exista  o monitoramento por dois anos dessas árvores,  para que possamos garantir o crescimento saudável de cada uma delas”, adiants.

(E ela não diz, mas, seguramente, um grande número dessas novas árvores será derrubado não pelo vento ou por acidentes, mas sim por vândalos. Infelizmente). 

Entre as árvores plantadas estão o ipê (roxo e amarelo), extremosa e oiti, espécies nativas que mais se adaptam ao clima de Foz do Iguaçu e ao Plano de Arborização Urbana. 

As árvores são plantadas já com 1,80 de altura e com espaçamento adequado. 

“Além da questão ambiental, por manter  a biodiversidade, reduzir a poluição e absorver a água da chuva, diminuindo os riscos de enchentes, o plantio de novas árvores embeleza a cidade, reduz o calor e o nível de estresse das pessoas, ou seja, melhora a qualidade do ar das cidades e a qualidade de vida das pessoas”, conclui secretária. 

Os serviços são executados em parceria com o Fozhabita. 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.