Moisés Bertoni está no Shopping Paris, em exposição multimídia interativa

A exposição, que vai até 25 de novembro, é em memória aos 90 anos da morte do homem que mais entendeu da tríplice fronteira.

Apoie! Siga-nos no Google News

Do dia 25 de outubro a 25 de novembro, o Dr. Moisés Santiago Bertoni é uma das atrações do Shopping Paris, em Ciudad del Este.

O shopping apresenta uma exposição fotográfica multimídia interativa, em memória dos 90 anos de sua morte. Bertoni, que viveu entre 1857 e 1929, deixou um legado de estudos e descobertas sobre a fauna e a flora, a geografia, a economia e até a ortografia guarani, entre outras contribuições ao mundo científico.

"Eu vivo no censo dessa natureza que é minha religião e minha vida”, disse Bertoni certa vez. Ele escreveu 524 publicações sobre temas diferentes como Botânica, Medicina, Ciências Florestais, Astronomia, Etnologia, Sociologia e Democracia.

Suas grandes paixões de Bertoni eram as Ciências Naturais e os ideais de igualdade e justiça social para todos os homens.

O cientista era um habitante típico das três fronteiras. Ele morou na Argentina, no Paraguai e, em seus últimos dias de vida, em Foz do Iguaçu.

O Colégio Bertoni, em Foz, leva seu nome em homenagem a tudo o que fez pela ciência.

Nascido na Suíça, em 1857, Bertoni mudou-se para a Argentina, desgostoso com o clima político e social da Europa no final do século XIX. Mais tarde, mudou-se para o Paraguai, onde aprofundou-se no estudo da botânica e, depois, em zoologia, etmologia, meteorologia, agricultura e biologia.

Em Presidente Franco, o Museu Moisés Bertoni mantém duas casas de madeira do século passado, onde há livros, objetos científicos e pessoais, cartas e pesquisas do cientista. O laboratório e a gráfica usados por Bertoni para imprimir suas publicações foram reconstituídos.

Para saber mais sobre ele, a exposição no Shopping Paris é uma boa pedida.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.