Paraguai, “gaveta vazia” para turistas? Veja o vídeo que desmente e emociona

E ainda: El País traz um texto sobre os atrativos do Paraguai, que destaca até a “capital do carnaval” do país vizinho.

Apoie! Siga-nos no Google News

De repente, conhecer o Paraguai pode virar moda.  O site espanhol do jornal El País publica nesta quinta-feira, 19, um texto do guia "América do Sul para mochileiros", da Lonely Planet, intitulado "Paraguai, desconhecido e aventureiro".

A matéria destaca que o país "é uma tentação para quem foge das rotas mais turísticas e busca as experiências mais autênticas".

"Atrativos não lhe faltam", diz o texto. Desde uma cidade de origem colonial, como Assunção, até uma cultura própria original, a guarani, "um meio rural carregado de história, fabulosos parques nacionais pouco visitados, um rico patrimônio de missões jesuísticas e cenários tão maravilhosos para a aventura e a observação de fauna como o remoto Pantanal".

E, claro, também fala de Itaipu e dos Saltos de Monday, aqui na região. E traz ainda uma curiosidade sobre a cidade de Encarnación, principal destino de veraneio dos paraguaios e conhecida como "capital do carnaval". Tem até sambódromo, para um carnaval puramente paraguaio.

O link para a matéria, em espanhol, é este.

Vídeo emocionante

Mas é um vídeo feito por um casal de costarriquenhos, chamado "El cajón vacío" (a gaveta vazia) e com o enganosa chamada "No vengan a Paraguay", que está virando sensação no Youtube.

Publicado no Youtube este mês, o vídeo já foi visto por mais de 320 mil pessoas e tem mais de 2,5 mil comentários, todos elogiosos aos autores e ao Paraguai. E muitos comentam que, ao assistir, chegaram a chorar.

O vídeo

O casal da Costa Rica visitou o Paraguai em julho do ano passado, mas só agora decidiu pela publicação do vídeo, para desmentir o que tinham lido na Internet, que deixou Verónica e Minor chocados.

O Paraguai é o "caixão vazio" da América do Sul e não tem nada que valha a pena conhecer, leram, estarrecidos. Não tem as praias do Brasil, não tem Macchu Pichu como no Peru e nem o tango argentino.

Pois os dois mostraram que o Paraguai tem muitos encantos, mas esperam que o país não seja "vítima do turismo de moda, do turismo desenfreado, desta praga de turistas que viajam apenas para confirmar seus preconceitos e comparar o incomparável. O Paraguai é nobre e não queremos que essa praga roube sua inocência em relação a nós, estrangeiros”,

No vídeo de cinco minutos, o casal destaca a cultura paraguaia, as paisagens formosas, os entardeceres mágicos e as pessoas, que qualificaram como bondosas e hospitaleiras. "Para nós, é até difícil entender tanta bondade", diz Verónica no vídeo.

"Se você não vem preparado para escutar, aprender e abraçar, melhor não vir. Ficamos 40 dias neste país e não percebemos nenhum vazio. Se não visitarem este país, melhor para nós, pois queremos que o Paraguai seja nosso segredo, nosso esconderijo, onde podemos escapar dos lugares turísticos da moda, que prometem autenticidade mas oferecem um show mil vezes ensaiado".

Veja o vídeo e se emocione:

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.