
Neste domingo, dia 15, paraguaios farão uma manifesta para limpeza e recuperação do Lago de Ypacaraí, que a música "Recuerdos de Ypacaraí", gravada pela primeira vez em 1952, imortalizou.
O H2FOZ publicou matéria no final de outubro, mostrando que o lago estava encolhendo, vítima não só da estiagem, mas da poluição. A sujeira atinge suas águas e também as áreas úmidades no seu entorno e nos canais que alimentam o Ypacaraí.
Confira: Lago Ypacaraí, aquele da histórica música paraguaia, está encolhendo
Como se lê nessa matéria, o "encolhimento" do lago é normal, é um fenômeno cíclico, porém ocorre de maneira cada vez mais pronunciada devido justamente à poluição.
E é isso que levará os paraguaios conscientes às margens do Ypacaraí, na Praia Municipal de Areguá, às 17h de domingo.
O convite para a manifestação. que tem o nome de "Donde estás ahora?", pra lembrar "Recuerdos de Ypacaraí, lembra: "O lago é um grande espelho de nossa sociedade, e atualmente se encontra em crise, está secando, tem águas turvas… Há algo que cheira mal e no entanto, como sociedade, não estamos captando a mensagem".
Durante o encontro, haverá várias manifestações artísticas e exposição de fotos antigas dos melhores tempos do lago, que permitiam à música dizer: "junto ao lago azul de Ypacaraí".
Segundo os organizadores, não basta limpar o próprio lago, mas sim cuidar de toda a bacia, já que a água que o lago recebe, ainda por cima em menor quantidade que o normal, chega suja.
Fonte: La Nación
Comentários estão fechados.