Volta à fronteira a Operação Muralha, já nesta terça-feira (19). Ela se soma à Operação Hórus

Com duas barreiras de fiscalização fixas, uma no pedágio de São Miguel e outra em Guaíra, operação será por tempo indeterminado.

Apoie! Siga-nos no Google News

À Operação Hórus, em andamento, soma-se a partir desta terça, 19, a Operação Muralha. As duas vão atuar de forma integrada.

A agora chamada Operação Muralha/Hórus contará com duas barreiras de fiscalização fixas na região oeste do Paraná, uma na praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu e outra na PR-163, em Guaíra. As operações acontecerão por período indeterminado.

Estarão envolvidos com as atividades 500 servidores, considerando todas as instituições participantes. A Operação conta, ainda, com o apoio de escâneres, de equipes com cães farejadores e do helicóptero da Receita Federal.

Os resultados da primeira fase da Operação Muralha, entre 13 de maio e 8 de julho deste ano, no Paraná, representaram um total de R$ 36,6 milhões em apreensões, que incluíram 30 mil unidades de medicamentos e anabolizantes, 2 milhões de maços de cigarros, 2,3 mil quilos de maconha e oito armas. Foram apreendidos ainda 299 veículos envolvidos nesses crimes.

As operações são coordenadas em parceria da Receita  Federal com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Batalhão de Fronteira (BPFron), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná – DIEP), Justiça Estadual, Ministério Público Estadual da Comarca de São Miguel do Iguaçu e Receita Estadual do Paraná.

O lançamento da Operação Muralha será com uma entrevista coletiva à imprensa, na barreira fixa de fiscalização montada na praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/, às 11h desta terça.

Participam da coletiva o superintendente da Receita Federal da 9ª Região Fiscal, Luiz Bernardi, o superintendente da Receita Federal da 1ª RF, Antônio Henrique Lindemberg Baltazar, o chefe da Coordenação-Geral de Combate ao Contrabando e Descaminho, Arthur Cezar Rocha Cazella, o delegado da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Paulo Bini, e o chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho, André Ferreira dos Santos, além de autoridades locais representantes das instituições parceiras.

A atuação das equipes se dará de forma ininterrupta nas duas barreiras de fiscalização fixas montadas em São Miguel do Iguaçu e em Guaíra. Equipes volantes fiscalizarão estradas secundárias da região, às margens do Rio Paraná e do Lago de Itaipu.

No Mato Grosso do Sul acontecerá a Operação Muro Alto. As operações trabalharão de forma integrada para que a fiscalizarão chegue a toda a faixa fronteiriça.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.