H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Planeta Foz

Conheça “Jusante – o Caminho das Águas”, documentário sobre a hidrografia da região

Conheça “Jusante – o Caminho das Águas”, documentário sobre a hidrografia da região
["Cachoeira do Rio Monjolo em Foz do Igua\u00e7u - PR"] (Foto: Fotógrafo Dantas Duarte)

 

H2Foz - Renata Thomazi

 

Recentemente recebi a indicação de um colega jornalista para conhecer o documentário "Jusante - o Caminho das Águas". E depois de conferir a obra, indico a você que acompanha o H2Foz, que prestigie também este filme sobre Foz do Iguaçu e a hidrografia da região.

 

Com belas imagens aéreas das Cataratas do Iguaçu, Porto Belo, Arroio Dourado, entre outras paisagens da tríplice fronteira, “Jusante” consegue trazer em apenas 11 minutos de filme, informações ricas e atualizadas sobre a geografia local. Mostra problemas relacionados à água e maus usos. O documentário tem caráter educativo, propõe reflexão e consciência ambiental.

 

Dantas Duarte é o diretor do vídeo, e conta que por meio das pesquisas identificou um número muito maior de rios e cachoeiras poluídas em Foz do Iguaçu do que se imagina. Ele tem como linha de pesquisa científica as cachoeiras urbanas da cidade. Este estudo faz parte dos produtos de graduação de Geografia na Universidade Federal Latino Americana (UNILA).

 

O futuro geografo notou também, por meio de entrevistas, que há um número grande de iguaçuenses que desconhecem o alto nível de poluição das águas da cidade, e também a importância sobre a preservação destas águas.

O documentário foi produzido em um ano e só foi possível realiza-lo com apoio e participação da equipe composta por Reginaldo Marques, na produção, Angela Ferreira no som, Fernando Alcolea como narrador e música “Jusante” por Guilherme Arruda gravada no estúdio de Matheus Rios. Para o ano de 2019 há lançamento previsto de um segundo filme que documentará a situação da bacia do Rio Boicy e do Rio Monjolo, os rios mais poluídos da cidade.


Enquanto o novo conteúdo não sai, confira a parte da história e geografia local com "Jusante - o Caminho das Águas".