Em visita a Foz do Iguaçu, Lula anuncia retomada das obras da Unila

Construção do Campus Niemeyer terá recursos da usina de Itaipu; foram anunciados, ainda, investimentos em colégios e casas populares.

Apoie! Siga-nos no Google News

Após participar, na manhã desta terça-feira (4), da jornada de encerramento da 62.ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, no hotel argentino das Cataratas, em Puerto Iguazú, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpriu agenda de compromissos na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Leia também:
Em cúpula na fronteira, Brasil assume presidência do Mercosul

Lula se deslocou até a área da binacional para prestigiar a solenidade de posse da nova reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Diana Araujo Pereira, e anunciar a retomada das obras do Campus Niemeyer, paralisadas em 2014, com pouco mais de 41% do cronograma executado.

Transmissão ao vivo do evento, no canal de Itaipu Binacional no Youtube

De acordo com Itaipu, o reinício ocorrerá graças a um acordo de cooperação técnica entre a hidrelétrica, Unila e Ministério da Educação (MEC), que prevê investimentos de até R$ 600 milhões – provenientes da diretoria brasileira de Itaipu – para a conclusão dos prédios projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012.

“Se Foz do Iguaçu já tem a usina de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu, terá também uma nova atração: a última obra projetada por Oscar Niemeyer”, discursou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, adicionando que haverá esforço para que a construção seja concluída no prazo mais breve possível.

Já o ministro da Educação, Camilo Santana, classificou a Unila como um símbolo importante para a educação pública no Brasil e no continente, agradecendo ao apoio de Itaipu para a retomada da obra. “Nós vamos entregar essa universidade pronta ainda no governo do presidente Lula para o povo latino-americano”, disse.

Enio Verri, Diana Araujo Pereira e Camilo Santana assinam o acordo de cooperação técnica para a retomada da construção do Campus Niemeyer. Imagem: Reprodução/Itaipu Binacional
Enio Verri, Diana Araujo Pereira e Camilo Santana assinam o acordo de cooperação técnica para a retomada da construção do Campus Niemeyer. Imagem: Reprodução/Itaipu Binacional

Lula, por sua vez, falou sobre a proposta de criação de uma universidade pública que atendesse não apenas aos estudantes brasileiros, mas proporcionasse a integração entre os países da região. “Cuba fazia isso. Se um país pequeno como Cuba fazia, recebendo estudantes da América e da África, por que o Brasil não poderia fazer?”, questionou.

“Você não tem ideia da minha alegria quando eu vim aqui criar essa universidade [em 2010] e da minha tristeza quando eu passei aqui, no início do ano, e vi essa obra abandonada”, recordou Lula. “Investir na educação do jovem é o investimento mais barato que existe, porque esse jovem vai se formar e vai gerar muito dinheiro na sociedade.”

Dirigindo-se ao diretor-geral brasileiro de Itaipu e ao ministro da Educação, o presidente cobrou que a construção do campus seja finalizada o quanto antes.

“Eu quero dizer a você, Enio, e a você, Camilo, não tardem para entregar essa universidade pronta para o estado do Paraná e para o país”, pediu. “Vamos construir o país dos nossos sonhos. Por isso, um abraço e até a inauguração da Unila, se Deus quiser.”

Lula durante o discurso na usina de Itaipu. Imagem: Reprodução/Itaipu Binacional
Lula durante o discurso na usina de Itaipu. Imagem: Reprodução/Itaipu Binacional

Investimentos

O ato com o presidente teve também o anúncio da destinação de R$ 17 milhões de Itaipu para a compra de equipamentos e mobiliários para 278 colégios estaduais em 54 municípios do Oeste do Paraná, através de parceria com o Governo do Paraná, representado no ato pelo vice-governador, Darci Piana.

Foi oficializada, ainda, a destinação dos recursos obtidos com o leilão de 48 casas na Vila A para a construção de moradias populares em Foz do Iguaçu. Segundo Enio Verri, a arrecadação deverá ser suficiente para erguer entre 200 e 250 residências. No futuro, com a venda dos demais imóveis ainda pertencentes à usina, o total poderá subir para até duas mil moradias.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Willy Diz

    Veio ver o que pode fazer pra tirar dinheiro dos cofres da Itaipu. Se a 16 anos atrás tivesse direcionado lucro da Itaipu para obras de infraestrutura, teríamos uma das melhores infraestrutura do mundo

Comentários estão fechados.