Câmara cobra homologação da pista do aeroporto em Foz do Iguaçu

A obra de prolongamento foi concluída em 2021, com inauguração oficial, porém até hoje não recebeu voo.

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A Câmara de Vereadores decidiu cobrar solução para uma obra pública inaugurada há três anos em Foz do Iguaçu, mas que por ora está às moscas: o prolongamento da pista do aeroporto. Requerimento foi aprovado na sessão desta sexta-feira, 1.º, por unanimidade.

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Em abril de 2021, quando o terminal era preparado para a privatização, em ato com a presença do então presidente Jair Bolsonaro (PL), a nova pista foi inaugurada. O trecho acresceu 600 metros, aumentando de 2.194 metros para 2.858. Contudo ele nunca foi usado.

O problema é que a pista ampliada não está homologada, não podendo receber aviões. O terminal iguaçuense, porta de entrada nas Três Fronteiras, deixou de ser administrado pela Infraero após a privatização, sendo gerido pela CCR Aeroportos desde 2022.

São requeridas informações sobre o atraso e a imediata homologação. “Faz tempo que a cidade espera por isso. Estamos perdendo desenvolvimento para a nossa cidade. Voos diretos de vários países poderiam estar acontecendo, mas não estão ocorrendo por falta de homologação da pista”, argumentou o presidente da Câmara, vereador João Morales (União Brasil), autor do pedido.

A proposição questiona a CCR, entre outros pontos, sobre:

  • extensão da pista de pousos e decolagens;
  • exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para liberação em sua total extensão.

No caso

Em 2022, reportagem do H2FOZ sobre o atraso na homologação da pista recebeu, como posicionamento da CCR, informação de que faltava concluir a implantação de sinalização horizontal e equipamentos de auxílio à navegação aérea pela Infraero. Seriam requisitos para a liberação das operações pelos órgãos competentes. Até hoje, a pista não foi liberada.

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3 Comentários
  1. André Diz

    Difícil entender o pensamento mesquinho do gestor brasileiro: A CCR poderia gerar mais receita com a conclusão dessa obra. Concluí, e discute judicialmente. Enquanto durar o.processo deposita o repasse inerente a diferença dessa obra em juízo. Pelo menos já estará gerando receita já que tem 30 anos de concessão. Agora ficar tentando arrancar na marra da União sem forçar alguma coisa, vai esperar sentado. Aposto que essa sinalização horizontal não deve custar um décimo do que foi investido para esse prolongamento.

  2. Ale Diz

    Mais uma gangue de políticos que fez média com a população “inaugurando” uma obra, sem ela estar funcional, com o intuito de “jogar para a torcida”…e ainda tem gente (inclusive vereadores que assinaram o requerimento) que apoiam esse tipo de político.

  3. Doni vitor Diz

    Bela administração, seus calhorda!

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