Foz do Iguaçu conta com 57 condomínios fechados; confira a lista

Juntos, os projetos totalizam mais de 6,5 mil terrenos para moradores que buscam uma maior sensação de segurança e infraestrutura diferenciada.

Apoie! Siga-nos no Google News

Os dados do Censo/IBGE indicam que Foz do Iguaçu contava com 2.946 moradias classificadas como “casas de vila ou condomínio” em 2022. O número representa um aumento de 345,7% em 12 anos, em comparação com o mesmo levantamento de 2010.

Leia também nesta reportagem especial:


Censo 2022 mostra “boom” de condomínios fechados em Foz do Iguaçu


“Ilhas dentro das cidades”? Conheça os impactos que os condomínios fechados trazem à urbanização

Em tese, essas quase três mil residências estão espalhadas por 57 condomínios existentes atualmente na cidade, número levantado com a Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos de Foz do Iguaçu. É importante mencionar que este número é referente apenas a condomínios horizontais. Portanto, não estão incluídos prédios ou apartamentos.

Não é possível afirmar que os dois levantamentos (o federal e o local) estejam 100% relacionados, visto que há uma diferença considerável (mais que o dobro) entre o número total de terrenos (6.563) e o número de moradias de Foz que foram enquadradas na categoria “casa de vila ou condomínio” (2.946).

Mesmo levando em consideração que lotes não significam necessariamente imóveis, em 2010 a cidade já contava, teoricamente, com mais de três mil terrenos em condomínios fechados. Contudo, naquela ocasião, os dados do Censo 2010 contabilizaram apenas 661 imóveis, o que representa pouco mais de 20% do total.

Para explicar essa diferença, podemos imaginar três razões:

  • classificação dos imóveis: a prefeitura pode ter uma definição mais ampla do que constitui um condomínio fechado, enquanto o IBGE pode não categorizar da mesma forma;
  • desocupação durante o censo: pode haver casos em que as residências se encontravam desocupadas ou os residentes não estavam disponíveis para responder às perguntas dos entrevistadores do IBGE;
  • ausência dos proprietários/inquilinos durante o censo.

Do Mata Verde ao Residencial Grepom

Na listagem disponibilizada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos de Foz do Iguaçu, estão algumas curiosidades. Apesar de a Vila B existir desde a década de 1970, quando foi criada para abrigar funcionários de alto escalão durante as obras da Itaipu, o condomínio foi de fato aprovado pelo município somente em 2002. O empreendimento continua sendo o maior em extensão da cidade, com quase 500 mil metros quadrados.

Em relação ao número de lotes, o Condomínio Terra Nova – localizado na região do Porto Belo – lidera com 681, seguido pelo Terras Alpha I e II, com, respectivamente, 487 e 389. Na série histórica do levantamento, que inicia em 1978 com a construção do condomínio Mata Verde, o ano de 2014 foi o de maior expansão do setor, com a aprovação de oito empreendimentos de médio porte apenas naquele ano.

Conforme os dados, o projeto de condomínio horizontal fechado mais recente é o Residencial Grepom, aprovado em 2022.


LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.