
Cozinhar e energia elétrica. Esta é a missão do fogão BMG LUX, invenção do engenheiro mecânico Roberto Sato. Cozimento e micro-geração de energia elétrica. Esta é a missão do fogão BMG LUX, invenção do engenheiro mecânico Roberto Sato. A novidade é mais uma das engenhocas apresentadas no Fórum Global de Energias Renováveis, realizado de 18 a 21 de maio, em Foz do Iguaçu.
O combustível de propulsão do fogão é a biomassa, no caso a lenha, elemento que existe em abundância nas regiões isoladas do Brasil. O equipamento doméstico foi planejado justamente para atender as áreas mais afastadas do País.
O interesse de Sato é que o eletrodoméstico faça parte de alguns lares brasileiros no prazo de um ano e meio, principalmente nas residências que hoje usam o antigo fogão à lenha. A meta é atingir também aquelas comunidades com dificuldades de acesso a energia elétrica.
Para o inventor, alguns ajustes ainda precisam ser feitos para a entrada real da máquina no mercado. Vamos tentar diminuir o peso, o tamanho e custo. Até o momento, 30 unidades já foram experimentadas na reserva de seringueiros Chico Mendes, no município de Xapuri (AC), com apoio do Programa Luz Para Todos, mantido pelo governo federal.
O fogão pesa 160 quilos e gera energia para lâmpadas de baixa potência se ficar aceso seis horas por dia. A energia fica armazenada em uma bateria. Esta carga é suficiente para manter as quatro lâmpadas acessas até sete horas.
Funcionamento – A micro-geração de energia do eletrodoméstico é feita pelo aproveitamento do calor que é utilizado para cozimento dos alimentos. No espaço, que nos fogões comuns fica o forno, existe neste novo aparelho um tambor com capacidade para oito litros de água.
A ebulição da água no tambor gera o calor, que é transmitido a um conversor de 12 volts, que modifica a energia térmica em elétrica.
Destaques do fogão:
* Produz energia para ligar quatro lâmpadas e uma TV ou rádio. O que pode evitar a falta de informação e isolamento da população;
* Não há contato com a fuligem ocasionada pela queima da lenha, que é a oitava causa de morte no Brasil;
* Total aproveitamento do calor. Situação com os tradicionais fogões a lenha;
* Não produz fumaça;
* Consome 50% menos lenha;
* É ambientalmente correto;
Mais informações sobre o equipamento com a Damp Electric Engenharia pelos telefones: (31) 2126-7800/ 2126-7878
Site: http://www.damp.com.br
E-mail: management@damp.com.br
(www.h2foz.com.br – Wemerson Augusto)
Comentários estão fechados.