Eco Park tem entrada grátis para crianças até 6 anos em Foz do Iguaçu

Passeio promove a conexão dos pequenos com a natureza; parque reúne grande variedade de animais e ampla área ao ar livre.

Apoie! Siga-nos no Google News

Voltado para fortalecer a conexão entre pessoas, natureza e animais, o Eco Park iniciou a gratuidade para crianças menores de 6 anos. O objetivo é promover a imersão dos pequenos em um espaço ambiental, de muito ar puro e atrações.

Eco Park: projeto quer agregar valor à produção de galinhas e ovos caipiras perto do parque

Afinal, especialistas afirmam que o contato com ambiente livre diminui o estresse, incentiva a imaginação e estimula a criatividade. “Além de despertar essa consciência, sabemos que o brincar na natureza é essencial para o desenvolvimento das crianças na primeira infância”, ressalta o coordenador institucional da unidade, Igor Morais.

A entrada grátis para as crianças de até 6 anos no ecoparque visa a aproximá-las da natureza e dos animais, bem como incentivar a consciência da conservação ambiental. Entre as experiências estão o passear pelo gramado e visitar o viveiro Imersão das Aves, que possibilita observar e aprender sobre a rotina das aves.

No viveiro estão aves que chegaram ao parque ecológico por ações de resgate, seja por maus-tratos ou tráfico de animais silvestres. Entre as espécies há caturritas, papagaios e araras.

Sentir a natureza

A neuropsicopedagoga clínica Daiany Caputti apresenta outros benefícios da relação entre os pequenos e a natureza: o fortalecimento do sistema imunológico e a melhora da qualidade do sono. “Quando a criança explora o ambiente por meio de brincadeiras, aumenta a sensação de bem-estar e relaxamento”, cita. Como consequência, as crianças têm um sono mais tranquilo.

E elas podem acompanhar a rotina e até alimentar os animais da minifazenda, como os coelhos e os porquinhos-da-índia. Outro ponto é o desenvolvimento sensorial, ou seja, o aprimoramento dos cinco sentidos. “Com certeza é uma experiência importante para o estímulo intelectual, mas mais ainda para criar memórias positivas nas crianças”, enfatiza Daiany.

O desenvolvimento dos cinco sentidos ocorre pelo contato direto com:

  • som dos animais: audição;
  • texturas e sensações como a grama: tato;
  • observação da diversidade dos animais e dos ambientes: visão;
  • variedade de cheiros: olfato;
  • sabor de frutas retiradas direto do pé: paladar.

Experiência completa

O Eco Park funciona diariamente das 9h às 17h30. As apresentações das aves de rapina e do cavalo crioulo ocorrem em dois horários: às 10h e às 15h30, com duração aproximada de 20 minutos cada.

Entre 9h e 17h30, o convite é para visitar a minifazenda, que conta com vacas, ovelhas, carneiros, lhamas, avestruz, miniporcos, coelhos gigantes, minicabras, entre outros animais – todos importantes para a formação das sociedades. O aviário Imersão das Aves também é uma atração.

O parque está localizado a menos de 15 minutos do centro de Foz do Iguaçu e a cinco minutos do Parque Nacional do Iguaçu. Fica ao lado do Dreams Park Show, onde estão: Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros, Bar de Gelo e o Dreams Motor Show.

(Com informações do Eco Park)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.