Penitenciária Regional de Ciudad del Este, em fevereiro de 2021. Imagem: Sergio Marcelo Escobar / Google Maps.

Mistério: preso “desaparece” de cadeia no Paraguai

O misterioso caso do “desaparecimento” de um preso na Penitenciária Regional de Ciudad del Este está chamando a atenção da imprensa no Paraguai. O “sumiço” foi constatado na tarde de segunda-feira (2), durante contagem de rotina. Como resultado, o Ministério Público requereu o indiciamento de 31 guardas que atuam na instituição.

De acordo com fontes como o jornal ABC Color, Alberto Ramón Kaufmann, de 22 anos, não foi localizado em nenhuma das áreas internas e ainda não há informações sobre como teria sido sua fuga. Inquiridos, os agentes que atuaram nos turnos anteriores à descoberta não souberam dar explicações.

O caso está sendo apurado pela promotora Carolina Rosa Gadea, após denúncia formalizada pelo chefe da guarda, Gustavo Gabriel Gamarra Paredes. Segundo a imprensa paraguaia, o preso “desaparecido” cumpria pena por roubo agravado e receptação, além de contar com uma denúncia por violência familiar.

A Penitenciária Regional está localizada em uma área movimentada de Ciudad del Este, ao lado do quartel central da Polícia Nacional e nos fundos da sede do Governo do Alto Paraná. Perto dali, fica também o Centro Regional de Educação, maior colégio público da Região Leste do Paraguai.

Em dezembro de 2018, dois presos brasileiros, ligados a facções criminosas que operam o tráfico de drogas e armas na região de fronteira seca, fugiram pela porta da frente em uma unidade prisional considerada de segurança máxima na capital paraguaia, Assunção.

Em janeiro de 2020, por sua vez, 76 integrantes de uma organização criminosa brasileira escaparam de uma penitenciária em Pedro Juan Caballero, fronteira com Ponta Porã (MS). Na ocasião, foi denunciada a cumplicidade de agentes que teriam feito vista grossa para a escavação de túneis e até mesmo facilitado a saída de líderes pela porta principal.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ. OUÇA AGORA

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ