Chegada do carregamento com vacinas doadas por Espanha e Colômbia. Imagem: Ministério da Saúde / Paraguai.

Vacinas doadas por Espanha e Colômbia chegam ao Paraguai

O Paraguai recebeu, na noite dessa quinta-feira (6), um carregamento com 260 mil doses de vacinas contra a covid-19, doadas por nações amigas, para que o país possa avançar em seu plano de imunização. São 253.440 vacinas da AstraZeneca, vindas da Espanha, e 6.896 da CoronaVac, repassadas pela Colômbia.

O desembarque foi no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, região metropolitana de Assunção, com a presença de autoridades dos três países. Os imunizantes da AstraZeneca serão usados para a aplicação da segunda dose em pessoas com 50 anos ou mais, enquanto a CoronaVac estará destinada a adultos em qualquer faixa etária.

Trata-se da terceira grande doação recebida pelo Paraguai. Em julho, o governo dos Estados Unidos enviou dois lotes com vacinas da Pfizer, com um milhão de doses cada, para agilizar a imunização dos cerca de 5,5 milhões de pessoas que fazem parte dos públicos prioritários no país.

O Paraguai vem enfrentando dificuldades para a obtenção de vacinas. Na semana passada, conforme noticiado pelo H2FOZ, a empresa G42, subsidiária do laboratório chinês Sinopharm, rescindiu o contrato para fornecer um milhão de doses. Do total adquirido, apenas 250 mil foram entregues. O valor integral da transação era de US$ 30 milhões.

Em Ciudad del Este, a vacinação da população com 20 anos ou mais foi interrompida, no último dia 28, devido ao término dos estoques locais. Na atual semana, apenas a segunda dose está sendo aplicada. O total de paraguaios com imunização completa ainda é baixo, correspondendo a pouco mais de 5% da população.

Boletim

Nas últimas 24 horas, o Paraguai teve 400 casos positivos e 35 mortes atribuídas ao novo coronavírus. No acumulado, o país contabiliza 454.194 infecções, com 15.207 falecimentos e 14.038 pessoas em fase ativa. O departamento do Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, soma 26.457 casos e 1.560 vidas perdidas. Os dados regionais quanto aos casos ativos (pessoas doentes agora) não são atualizados desde o dia 25.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.