Desta vez, Secretaria do Meio Ambiente confirma corte de árvore na Avenida Brasil

Postagem em rede social já anunciava o que parecia fake. Mas árvores removidas serão substituídas.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Uma postagem no Facebook, feita por Tadeu Villalba, em 30 de janeiro, com a informação de que lojistas da Avenida Brasil queriam que a Prefeitura cortasse as árvores, causou intensa repercussão, com quase 500 compartilhamentos, mais de 600 reações e perto de 300 comentários.

Ele se baseava numa reportagem do jornal Gazeta Diário. Segundo o repórter Ronildo Pimentel, os comerciantes reclamam que as raízes quebram as calçadas e prejudicam os pedestres.

O H2FOZ ouviu então a secretária municipal do Meio Ambiente, Ângela Meira, que estava impressionada com a repercussão da notícia, mas ela disse que não tinha conhecimento de nenhum pedido de cortes ou de poda de árvores.

Mas disse que as podas seriam feitas. Leia a reportagem do H2FOZ aqui 

Só uma?

No entanto, a Secretaria do Meio Ambiente já podou as plantas em volta dos quiosques e já teria derrubado árvores. "Algumas", segundo informou nesta segunda (25) a moradora Mariana Oliveira, dentro daquele post de Tadeu Villalba que provocou tanta repercussão no Facebook. "Já teve dois dias que eles passaram a manhã cortando árvores, árvores diferentes", diz Mariana, que mora "em frente" da Avenida Brasil.

Consultada, a Secretaria do Meio Ambiente confirmou a "remoção" de apenas uma árvore, por estar em "situação de risco", como ficou constatado durante os últimos temporais, principalmente em 19 de fevereiro. Inclusive, naquele dia,  uma árvore da Avenida Brasil caiu sobre um carro.

A prova de que é preciso estar atento à saúde das árvores. Esta caiu sobre um carro, no temporal de 19 de fevereiro.

Atualização a pedido da Secretaria do Meio Ambiente

A secretária do Meio Ambiente, Ângela Meira, solicitou que o trecho a seguir fosse alterado, por erro nas informações passadas ao H2FOZ por um funcionário. Mas outras árvores serão de fato cortadas, depois que for verificado se também oferecem risco. Já quanto à questão das calçadas, desta vez a Secretaria confirma o pedido dos comerciantes, mas "ainda não há nada programado".

Na verdade, segundo a secretária, não há pedido formal dos comerciantes da Avenida Brasil para que seja feito o corte de árvores que estariam prejudicando a passagem de pedestres. Além disso, só serão cortadas mais árvores se for constatado que de fato oferecem risco de queda. "Mas a gente ainda não sabe se há árvores doentes", diz, porque não foi feita nenhuma análise.

Substituição

Texto atualizado, também: E se houver mais árvores para remover, elas serão substituídas? A Secretaria garante que sim, depois que for concluído o trabalho em outras regiões da cidade, onde agora estão sendo plantadas duas mil árvores. Serão 20 mil até o final do ano, de acordo com a Secretaria (veja aqui matéria sobre o assunto). 

Retirar árvores que apresentam problemas não é uma medida que possa ser criticada, é até uma obrigação da Prefeitura. Repor com espécies que não ofereçam riscos nem quebrem calçadas é outra obrigação, ainda mais necessária.

Vários internautas mostraram a diferença de temperatura entre uma rua com e outra sem árvores.

Como se vê na repercussão, o iguaçuense é a favor delas, das árvores.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.