Opinião – Um novo tempo de semear se inicia

O Positivo é a marca certa para fazer do Semeador a mais nova e maior unidade educacional do grupo no interior paranaense.

Apoie! Siga-nos no Google News

* José Elias Castro Gomes

Durante estes 25 anos de Colégio Semeador, dos quais 20 anos estou à frente, eu me correspondi com vocês inúmeras vezes, em especial em datas comemorativas ou em ocasiões que apresentavam algum contexto social relevante. Mas acredito que nenhum texto que publiquei teve uma carga emocional tão tocante quanto este que faço agora. Eu diria que nem se trata apenas de uma carta, é uma viagem no tempo, uma declaração de amor, um compromisso, um agradecimento e um seguimos juntos sempre.

Não se chega a 25 anos de história no mundo da educação sem uma legítima paixão pelo saber e pelo desenvolvimento humano. Foi esse o elemento motivacional constante que me moveu, juntamente com a minha esposa, Ana Carolina Pereira, que se somou ao projeto em 2011, na busca constante por tornar o ensino do Semeador cada vez melhor e mais digno de orgulho para vocês, pais, e para toda a comunidade de Foz do Iguaçu.

Abracei essa causa quando o colégio estava irremediavelmente em vias de fechar as portas, contando com apenas 68 alunos e já tendo até mesmo comunicado a seus professores que não haveria um próximo ano letivo. Quem conhece o Semeador em seu atual estágio e não testemunhou essa gênese provavelmente deve acreditar que há nesta narrativa algum exagero ou licença poética. Não culpo ninguém que compartilhe essa percepção, acredito que eu mesmo ficaria cético se não tivesse sido o próprio protagonista dos acontecimentos.

O mundo muda; o que era tendência se
torna rapidamente obsoleto,
e a necessidade de oxigenação
se faz presente por todos os lados.

É justamente essa percepção de transformação grandiosa que traz coerência para o nosso trabalho: ela é como a metamorfose proporcionada pelo conhecimento. É o que fizemos todos os dias nestes 25 anos. Por isso, essa é uma declaração de amor ao ensino, ao colégio e a cada aluno que estuda ou estudou no Semeador. Pais e filhos têm todos os méritos para se sentirem orgulhosos de fazer parte dessa história.

Um passado como esse exige compromisso, pois precisa ser preservado e ganhar vigor para gerar mais conquistas. E pode, a princípio, parecer contraditório, mas esse compromisso exige desapego. A responsabilidade de administrar uma escola que é epicentro dos sonhos de 1.200 famílias não pode ser confundida com uma tarefa ególatra. O mundo muda; o que era tendência se torna rapidamente obsoleto, e a necessidade de oxigenação se faz presente por todos os lados. É preciso repensar o todo à nossa volta, analisar potencialidades e optar por caminhos que, eventualmente, incluem novos atores no processo, como também a percepção de ter chegado a hora de sair de cena.

Estou falando de transição, de novos ares, de vigor e de afinidade de trabalho. Estou falando de um alinhamento que vai garantir continuidade e crescimento ainda maior para o colégio, aos alunos e à comunidade. Em novembro do ano passado, tivemos a honra de vislumbrar uma aproximação extremamente promissora com um dos mais importantes grupos da área educacional no Brasil: o Positivo. A partir de diversos diálogos pautados por respeito e admiração mútuos, fomos notando diversas afinidades que tornavam o Positivo a marca certa para fazer do Semeador a mais nova e maior unidade educacional do grupo no interior paranaense.

A nova operação ocorrerá a partir do ano que vem, mas, na prática, não haverá mudanças imediatas, uma vez que o trabalho realizado pelo Semeador é considerado exemplar pelo próprio presidente da Divisão de Ensino da Positivo Educacional, Sr. Paulo Arns da Cunha, orgulhando-nos com sua afirmativa de que possuímos uma infraestrutura que está entre as melhores em nível nacional.

As transformações logicamente virão com o tempo, e as principais envolvem a capacitação no campo tecnológico, treinamento dos colaboradores e investimentos na estrutura para a cada novo dia estarmos mais próximos do que já temos na capital. Portanto estamos fazendo um trabalho de assegurar aos pais, professores, alunos, colaboradores e comunidade que as mudanças virão sem surpresas ou turbulências, muito pelo contrário: ocorrerão com planejamento, previsibilidade e melhorias para todos. Trata-se de um compromisso meu e do Grupo Positivo.

"O Positivo é a marca certa para fazer do Semeador a mais nova e maior unidade educacional do grupo no interior paranaense."

Quero agradecer enormemente a vocês, pais, por serem o principal motivador do sucesso do Semeador, sucesso esse que chamou tanto a atenção de um grupo educacional que é sinônimo de êxito e de orgulho para todos os paranaenses. Vocês confiaram e apoiaram nosso trabalho. Nossa contrapartida foi feita de muito empenho e dedicação obstinada pela criação de um ambiente humano, caloroso, acolhedor e repleto de conhecimento. Esse cenário estará em ótimas mãos, temos certeza disso.

Eu seguirei por algum tempo fazendo essa transição com muita satisfação e sem uma data específica para deixar nossas atividades. Minha esposa segue sendo diretora da unidade, e não perderemos o contato, uma vez que nossos três filhos seguirão estudando e convivendo nesse espetáculo de espaço.

Por isso aproveitamos esta mensagem para comunicar, mas apenas no campo formal, que nossos cargos exigem, porque no lado pessoal estaremos sempre presentes. Aliás, a proximidade foi nosso forte nestes anos todos, já que procuramos sempre manter com vocês, pais, um elo formado por cumplicidade e portas sempre abertas para o diálogo. A vocês, todo o nosso respeito, admiração e reconhecimento. Nosso agradecimento sincero por tudo.
Não há maior prova de confiança do que entregar o futuro do próprio filho em nossas mãos. Acreditamos que fizemos valer plenamente esse voto de confiança. E foi ele, acima de tudo, que levamos em consideração no momento de optar por uma nova condução das operações por parte do Grupo Positivo.

Contem com nossa eterna gratidão. Nós semeamos com vocês e temos certeza de que haverá muito para colhermos juntos.
 
José Elias Castro Gomes é mantenedor do Colégio Semeador em Foz do Iguaçu

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.