Provão para certificação dos ensinos Fundamental e Médio

Público e gratuito, exame está com inscrições abertas na internet; provas acontecem em agosto.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler

Até o dia 31 de maio, estão abertas as inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2019). A avaliação é para quem não conseguiu terminar os estudos dentro da idade definida pelos órgãos de educação.

O Encceja é uma prova nacional gratuita, organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC). O Inep aplica o exame e as secretarias estaduais da educação e institutos federais emitem a certificação.

Para fazer as provas em busca de conclusão do Ensino Fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos completos. Para a certificação do Ensino Médio é obrigatório que o candidato tenha mais de 18 anos. As provas do Encceja serão no dia 25 de agosto.

As inscrições devem ser realizadas no site enccejanacional.inep.gov.br/encceja. O participante ainda deve indicar a instituição de sua preferência, geralmente a mais perto do local de moradia, para o a obtenção da certificação ou da declaração parcial de proficiência.

Para a certificação de conclusão dos ensinos Fundamental ou Médio o candidato deve atingir a nota referencial nas quatro provas objetivas e na redação. Quem alcançar a nota mínima em mais de uma das provas, mas não em todas, terá direito à declaração parcial de proficiência, “eliminando” as disciplinas.

Na página do participante do Encceja, o Inep dispõe de  material de estudo gratuito para que o candidato possa organizar seu tempo e preparar-se para o provão.

(Com informações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Inep)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.