
Por Assessoria
Diante de reclamações sobre dificuldades em descartar garrafas e outros materiais de vidro, a vereadora Inês Weizemann solicitou informações à Prefeitura sobre qual o procedimento correto quando o assunto é o descarte de vidro. O pedido foi feito por meio do requerimento 149/19.
A Prefeitura informou (ofício 541/19) que vem sendo implantado na cidade, desde maio de 2018, o Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Recicláveis. A implantação está sendo feita de maneira regionalizada e gradativa, mas a proposta é cobrir todos os bairros do município até o fim deste ano.
Os vidros coletados são levados ao Centro de Triagem de Materiais Recicláveis da Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu – COAAFI, que funciona dentro do aterro sanitário, no Porto Belo.
Regiões atendidas pela coleta seletiva
Ainda de acordo com as informações repassadas, por enquanto a coleta seletiva funciona nas seguintes regiões: Três Lagoas (39 bairros), Itaipu C, Pólo Universitário, Cidade Nova e Porto Belo (34 bairros), Itaipu A, KLP, Ipê, Lancaster e Três Bandeiras (47 bairros).
Nas outras regiões, a empresa responsável pela coleta recolhe o vidro que estiver acondicionado juntamente com o resíduo orgânico e rejeito, desde que seja em pequena quantidade. Os grandes geradores de resíduos (que produzam mais de 150kg por mês de resíduos úmidos, secos e de rejeitos) são responsáveis pela destinação do material, mediante a apresentação de um plano de gerenciamento de resíduos. Aqui em Foz, são descartadas em média 7 toneladas por mês de vidro e a COAAFI não cobra pelo armazenamento do material.
Como descartar corretamente
O vidro é um material que leva muito tempo para se decompor na natureza, mais de 10.000 anos, e por esse motivo e que deve ser descartado de maneira correta, para minimizar os possíveis impactos ambientais causados pelo material. Além disso, há ainda o perigo de o vidro ferir alguém, como os coletores de lixo, as pessoas que abrem o lixo em busca de algo e até mesmo animais, como gatos e cachorros, que têm o costume de revirar o lixo.
A Anavidro tem 5 sugestões para o descarte correto do vidro:
– Envolva bem os pedaços do vidro em várias folhas de jornal ou plástico bolha e coloque em uma caixa de papelão;
– Outra opção é cortar uma garrafa pet, colocar os pedaços de vidro dentro dela e fechá-la com a parte superior, lembrando-se de vedá-la bem com fita adesiva, para que não abra no caminho;
– Se o vidro for reciclável, como embalagens de bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos, verifique o dia da coleta seletiva do seu bairro e descarte o material junto com o lixo limpo, porém escreva no pacote que o conteúdo é vidro;
– Monitores de TV e computador são lixo eletrônico e não podem ser descartados com o lixo comum ou reciclável. Devolva o equipamento ao fabricante ou informe-se sobre os locais que fazem essa coleta na sua cidade;
– Lâmpadas fluorescentes devem ser descartadas em locais específicos por possuírem resíduos tóxicos, informe-se sobre o local de descarte na sua cidade. Já as lâmpadas incandescentes podem ser descartadas no lixo comum, pois não podem ser recicladas.
Comentários estão fechados.