H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Planeta Foz

A arte de Lalan Bessoni em movimento

A arte de Lalan Bessoni em movimento

H2FOZ - Alexandre Palmar
 
O ilustrador e designer gráfico iguaçuense Lalan Bessoni tem levado a sua arte Brasil afora. O artista ilustra o livro "Movimento do aprender – muitos textos... tantas palavras”, da Editora Sesi, sobre lendas indígenas e do folclore brasileiro.

O livro faz parte da coleção de materiais didáticos da Rede SESI-SP de Ensino, chamada Movimento do aprender. Sua distribuição será feita na rede de ensino do Serviço Social da Indústria de São Paulo e prefeituras conveniadas. O trabalho, com formas e cores muitos próprias, aguçará a imaginação de estudantes da 4ª série do ensino fundamental.

São 29 ilustrações no total. “Aprendi e refleti muito com esse trabalho. A gente tem uma história linda. Como nossos povos tradicionais criam, contam suas histórias e dão significados para as coisas no meio ambiente é de uma riqueza imprescindível”, afirma o artista sobre a coleção, que é atualizada a cada dois anos. 


Lalan Bessoni antecipou, em seu perfil no Facebook, duas lindas ilustrações que integram o livro. Uma delas é a árvore da vitalidade, o guaraná, lenda que conta a origem desse fruto “tão brasileiro” encontrado na Amazônia.


Outra ilustração é sobre a lenda da menina Mani, uma indiazinha que tinha a pele branca como leite. “Uma das lendas mais bonitas que li, ela conta o surgimento da planta e do alimento conhecidos por todos os brasileiros: a mandioca”, comenta o artista.
 

“Quem hoje é homem ou mulher um dia já foi bicho, ou foi planta, ou um pedaço deles. E o contrário também é verdadeiro, porque nunca uma coisa é só aquela mesma coisa para sempre. Não é. Varia, muda, se transforma.”
         
       Trecho do livro “Movimento do aprender – muitos textos... tantas palavras”

Lalan: sempre, sempre quer ver o mar (ver perfil no Behance)


Trajetória – O artista tem raízes fortes na fronteira. Nascido em Pernambuco, em 1982, o bebê Lalan veio para Foz com três meses de idade. Sua obra está espalhada pela cidade, como na Revista Escrita (da Associação Guatá), cartazes do Café com Teatro e do Zeppelin Old Bar, grafites em murais e materiais gráficos. Até mesmo a Guarê, a mascote do H2FOZ, é cria sua.

Em sua carreira profissional, destaque para um período em São Paulo, em 2008, para estudar ilustração no IED (Istituto Europeo di Design). Em abril de 2016, Lalan retornou a São Paulo (SP) para ampliar os estudos e fazer novos contatos, expandindo sua arte para o país. Conheça um pouco mais da sua obra em www.behance.net/lalanbessoni.