
Antes de entrar na matéria da Agência Estadual de Notícias, vale lembrar que, hoje, o carro elétrico mais barato do Brasil é o SUV de porte médio iEV 20, da chinesa JAC Motors. Ele custa R$ 119,90 mil e tem autonomia de 400 km longe da tomada.
De acordo com a JAC, o custo da recarga completa é de apenas R$ 23 (com base na tarifa de São Paulo), as primeiras unidades serão entregues em novembro deste ano, conforme matéria publicada no jornal Gazeta do Povo.
Com a redução a zero da alíquota de ICMS, que era de 3,5%, o paranaense teria uma economia de quase R$ 4.200, se o carro fosse vendido a este preço aqui no Estado. Não é pouca coisa, mas o preço de um elétrico ainda está fora do alcance da maioria dos brasileiros.

Agora, ao tema do dia:
Governador sanciona isenção de IPVA para carros elétricos
Foi sancionado o projeto de lei que zera a alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos elétricos, que hoje é de 3,5%. Não haverá tributo até o dia 31 de dezembro de 2022. O objetivo é incentivar o uso de automóveis movidos à energia elétrica, que conferem maior eficiência e menor consumo em comparação àqueles movidos à combustão.
“Pretendemos tornar os veículos elétricos mais acessíveis à população. Precisamos de soluções sustentáveis no trânsito e o uso de carros que poluem menos é uma delas”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Essa iniciativa reforça a visão do governo de buscar mais sustentabilidade, cuidar do meio ambiente, em consonância com o que já acontece em outros países”.
Frota
O Paraná tem 7.365.163 veículos e apenas 341 são elétricos, o que representa 0,004% da frota, segundo a tabela de agosto do Departamento de Trânsito (Detran). São 158 automóveis, 127 motonetas e 29 quadriciclos (tipos mais comercializados entre os veículos elétricos).
O Brasil tem 14.838 veículos elétricos em circulação – julho de 2019 foi o mês mais movimentado no setor na história, com 960 vendas, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
Ainda segundo a ABVE, oito Estados (Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco) e quatro cidades (São Paulo, Sorocaba, Indaiatuba e São Bernardo do Campo) isentam o IPVA como forma de estimular a venda de veículos elétricos.
Isenção
Os carros elétricos passam a integrar uma lista de isentos que inclui veículos de propriedade da União, Estados, Distrito Federal e municípios, autarquias e fundações mantidas pelo poder público, instituições de educação e de assistência social, partido político, entidade sindical de trabalhador e de templos de qualquer culto.
Dia Internacional
O Governo do Estado criou por lei o Dia da Eletromobilidade, a ser comemorado sempre em 19 de outubro. O objetivo é incentivar essa tecnologia e ampliar as ações de sustentabilidade no Estado. A data foi criada sábado (19) no encerramento da Semana Paraná Inovador, realizada no Palácio Iguaçu.
Tendência
Tendência global, o uso de veículos elétricos vem crescendo no País e no Paraná, ancorado por políticas de desenvolvimento sustentável. O Estado já conta com políticas de incentivo e a maior eletrovia do País, da Copel, que corta o Estado de Leste a Oeste via BR-277.
A empresa estatal de energia se prepara para atender um incremento de até 700% no consumo. Já o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) atua na certificação da cadeia de eletropostos e no dimensionamento e otimização da distribuição.
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