
H2FOZ
Muitas vezes, a origem é real. Algum pesquisador conclui que determinada situação é boa ou ruim para o combate à covid-19. Mes, quando chega às redes sociais, a fala é retirada de contexto e fica uma meia verdade – ou uma mentira completa.
Professores do Colégio Semeador vão à cata dessas "notícias", para combater as "fake news" e restabelecer a verdade. O que é falso ou verdadeiro? Confira:
Pacientes assintomáticos não transmitem o novo coronavírus.

FALSO
O risco de contrair covid-19 de alguém sem sintomas é muito baixo. No entanto, muitas pessoas com covid-19 têm apenas sintomas leves – particularmente nos estágios iniciais da doença. Portanto, é possível pegar covid-19 de alguém que tenha, por exemplo, apenas uma tosse leve e não se sinta mal.
Roberta Carvalho Ferreira, professora de Biologia do Colégio Semeador
Todos os alimentos crus devem ser higienizados com água sanitária ou vinagre antes de consumidos.
VERDADEIRO
Para alimentos que serão consumidos crus, como os vegetais folhosos, a recomendação é remover as folhas externas ou danificadas, separar as folhas uma a uma, lavá-las com água tratada abundante e deixá-las em imersão, por 15 minutos, em uma solução de hipoclorito de sódio entre 2% e 2,5% (duas colheres de sopa diluídas em um litro de água) ou de água sanitária diluída da mesma forma, e depois lavá-las com água tratada corrente novamente. O vinagre para fins culinários não tem nenhum efeito sanitizante e não deve ser usado para este fim.
Wanda Isabel Vargas Camargo, professora de Biologia do Colégio Semeador
Vitamina C pode ajudar a prevenir o Covid-19.
FALSO
Não há nenhuma evidência científica que indique que a vitamina C previna qualquer infecção, muito menos o novo coronavírus. A Sociedade Brasileira de Infectologia também já esclareceu, em nota sobre fake news, que "jamais" a entidade publicou que "preconiza o reforço de imunidade como a única estratégia preventiva contra a infecção pelo coronavírus", tampouco a recomendação de "imunomodulação usando vitamina D em dose alta e injetável", conforme indicaram alguns boatos.
Wanda Isabel Vargas Camargo, professora de Biologia do Colégio Semeador
Evitar comer gelados ou pratos frios é uma boa medida de combate ao Covid-19.

FALSO
O que você come e em qual temperatura você come não combatem o vírus. Uma vez que o vírus entrou no seu corpo, quem faz esse combate é o seu próprio corpo, por meio do sistema imunológico. Mesmo porque somente temperaturas maiores que 60 graus celsius poderiam efetivamente matar o novo coronavírus.
Wanda Isabel Vargas Camargo, professora de Biologia do Colégio Semeador
Álcool em gel pode ser feito em casa com apenas dois ingredientes.
VERDADEIRO, MAS…
O álcool em gel pode ser feito em casa a partir de dois ingredientes: o álcool e o gel de cabelo. Porém, essa solução não é recomendável. Eu vi várias receitas circulando pela internet com afirmações absurdas, como algumas falando que se pode pegar qualquer álcool e misturar com o gel.
Isso não deve ser feito – primeiro porque vai contra a legislação, e segundo que você pode correr diversos riscos de segurança ao manusear esse tipo de substância em casa. Então, não faça o álcool em gel em casa! O ideal é lavar bem as mãos e deixar o álcool em gel para quando for necessária a ida a um mercado, farmácia ou em qualquer estabelecimento externo. Porém, esse álcool não deve ser feito em casa.
Wanda Isabel Vargas Camargo, professora de Biologia do Colégio Semeador
Vinagre é melhor que álcool em gel para o combate do novo coronavírus.
FALSO
Vinagre é uma solução de 4% a 6% de ácido acético, um ácido considerado fraco, que, em contato com o novo coronavírus, não tem nenhuma eficácia comprovada. Já o álcool em gel 70% tem caráter destrutivo para o vírus. Ele age da mesma maneira que o sabão, fazendo com que a membrana lipídica e proteínas que revestem o vírus sejam solúveis em água, deixando assim exposto o material genético do vírus e o destruindo. Ou seja, o álcool em gel é muito eficaz, enquanto o vinagre, não.
Élcio Marcos Vileski, professor de Química do Colégio Semeador
Quarentena é o mesmo que isolamento social – em inglês, chamado de lockdown.

FALSO
A quarentena é uma maneira de separar e restringir um grupo de pessoas que foram expostas a uma doença, como o covid-19, para ver se elas também foram infectadas e adoecem. Já o termo lockdown está sendo utilizado para descrever restrições mais generalizadas com relação ao movimento de pessoas (nas ruas, trabalhos, viagens), reduzindo a disseminação do vírus, podendo ser aplicado em cidade, região ou país.
Tatiane Grellman, professora de Inglês do Colégio Semeador
Uísque e mel são eficazes contra o novo coronavírus.
FALSO
Um britânico afirmou em entrevista que SE curou com uísque e mel. Porém, isso não é verdadeiro. A OMS orienta que alimentos e bebidas não são um escudo contra infecções. Boa alimentação pode favorecer um aumento da imunidade, mas não vai combater o coronavírus. Uma vez com o vírus, quem vai combatê-lo é sua própria imunidade.
Wanda Isabel Vargas Camargo, Professora de Biologia do Colégio Semeador
Comentários estão fechados.