Fale ao mundo em francês; domine o idioma com aulas em Foz

Torre Eiffel, em Paris. Aliança Francesa em Foz difunde a cultura do país - Foto: Prefeitra de Paris

Aliança Francesa oferece cursos para adolescentes a partir de 11 anos, jovens e adultos; associação difunde a língua e a cultura.

O francês integra a lista das línguas mais faladas no mundo, presente em todos os continentes. Em Foz do Iguaçu, a Aliança Francesa oferece cursos para quem quer aprender ou aperfeiçoar esse idioma.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A formação é ofertada para adolescentes a partir de 11 anos, com base em método específico, para jovens e adultos. Cada módulo abrange 45 horas, e os cursos regulares no primeiro semestre vão até junho, e de agosto a novembro na segunda parte do ano.

O curso da AF é aplicado por professores com formação em língua estrangeira, sendo docente de nacionalidade francesa e os demais brasileiros. A delegação geral da Aliança Francesa oferece qualificação e aperfeiçoamento constantes aos professores.

Um diferencial em relação a outros espaços é que a Aliança Francesa é um centro cultural sem fins lucrativos, aponta a coordenadora-pedagógica e professora Maria Rosa Kodama Pertille Ramos. “O objetivo é divulgar a língua e a cultura francesa”, frisa.

“O objetivo é divulgar a língua e a cultura francesa.”

A Aliança Francesa possui representação em Foz do Iguaçu desde 2010, tendo recebido cerca de três mil alunos. Entretanto, os cursos de francês já eram ofertados na década de 1990, pela então Associação de Cultura Franco-Brasileira, em uma sala cedida pela Livraria Kunda.

“O curso, além do estudo da língua, também ensina a cultura francesa”, prossegue. Segundo a professora, a formação desenvolve quatro competências entre os alunos: compreensão oral, produção oral, compreensão escrita e produção escrita.

Ao final dos níveis, o aluno está preparado para realizar os exames DELF e DALF. Outra particularidade é o preço. “Os valores são honestos. Avaliamos os gastos da estrutura para definir o valor das mensalidades, que podem ser pagas à vista com desconto ou parceladas”, expõe Maria Rosa.

Francês, fronteira e turismo

De acordo com Maria Rosa Kodama Pertille Ramos, por atuar na região da fronteira, a AF atende vizinhos paraguaios e argentinos. “Eles estão sempre presentes. Mesmo com a fronteira fechada, conseguiram ter aulas na pandemia, de movo virtual”, conta.

A coordenadora-pedagógica complementa afirmando que o francês é um idioma importante na região. “Turistas franceses preferem um guia ou um recepcionista que fale o idioma, mesmo que ele entenda o inglês”, exemplifica.

Ela ainda relaciona a língua à vida acadêmica. “Os jovens também procuram nosso curso para os intercâmbios ou cursos universitários. Mesmo depois de formados, nos buscam para mestrado e doutorado”, pontua Maria Rosa.

Padrão internacional

A Aliança Francesa em Foz do Iguaçu conta com o padrão internacionalmente reconhecido denominado Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR). Refere-se a descrever a proficiência em um idioma.

“É uma forma de descrever quão bem você fala e entende uma língua estrangeira, que divide o conhecimento dos alunos em três categorias”, relata a coordenadora-pedagógica da AF iguaçuense. Cada categoria possui as seguintes subdivisões:

Básico: A1, Iniciante; A2, Básico.
Independente: B1, Intermediário; B2, Usuário Independente.
Proficiente: C1, Proficiência Operativa Eficaz; C2, Domínio Pleno.

Duração do curso

A duração do curso mantido pela Aliança Francesa depende do objetivo do aluno, se pretende adquirir formação para fazer uma viagem ou se quer uma formação completa. Os módulos de 45 horas são divididos da seguinte forma:

A1: dois módulos.
A2: dois módulos.
B1: três módulos.
B2: três módulos.
C1: três módulos.
C2: (três módulos).

Dias e horários(*)

As aulas são às segundas e quartas-feiras ou às terças e quintas-feiras (duas vezes por semana, de uma hora e meia). E nas sextas-feiras e sábados, com três horas de duração.

Manhã: das 9h às 10h30; das 10h30 às 12h.
Tarde: das 14h às 15h30; das 15h30 às 17h; das 17h às 18h30.
Noite: das 18h30 às 20h; das 20h às 21h30.

*O horário depende do nível e de alunos suficientes para formação de grupo.

Aliança Francesa em Foz
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1.108
Para informações via WhatsApp: (45) 99930-9777
Telefone: (45) 3574-4463
Redes sociais:
facebook.com/aliancafrancesafoz
instagram.com/aliancafrancesafoz

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.