Cientistas identificam quatro novas espécies de aranhas na fronteira

Descoberta foi feita pelos pesquisadores argentinos Gonzalo D. Rubio, Julián E.M. Baigorria e Cristian E. Stolar.

Apoie! Siga-nos no Google News

Descoberta foi feita pelos pesquisadores argentinos Gonzalo D. Rubio, Julián E.M. Baigorria e Cristian E. Stolar.

Pesquisadores argentinos confirmaram, no final de abril, a descoberta de dois novos gêneros e quatro novas espécies de aranhas-saltadoras (também chamadas de papa-moscas) na província fronteiriça de Misiones. Uma das espécies, batizada de Lumptibiella paranensis, é típica das matas do entorno de Puerto Iguazú.

O trabalho de identificação foi desenvolvido pelos cientistas Gonzalo D. Rubio, Julián E.M. Baigorria e Cristian E. Stolar, que fazem parte do Grupo de Investigações de Salticidas da Argentina (GISA). A área pesquisada foi Misiones, na fronteira com Brasil e Paraguai. O artigo com a descrição dos achados pode ser lido na íntegra, em inglês, clicando aqui.

Os novos gêneros da família Salticidae são o Ahijuna, com a espécie Ahijuna patoruzito; e o Lumptibiella, com as espécies Lumptibiella camporum, Lumptibiella chacoensis e Lumptibiella paranensis. Todas são caçadoras, e a maior tem tamanho de 1,5 centímetro.

Lumptibiella paranensis

Uma das curiosidades é que a espécie Ahijuna patoruzito foi batizada em homenagem ao personagem Patoruzito, integrante de uma história em quadrinhos popular na Argentina.

“Patoruzito é um menino super-herói nativo americano, que percorria os pampas em busca de aventuras. A essa espécie, que também habita os campos do Sul de Misiones, nós batizamos Ahijuna patoruzito, em homenagem à nossa cultura e também, por que não, à nossa identidade como país e à nossa infância”, escrevem os pesquisadores, em publicação na página do grupo GISA no Facebook.

Ahijuna patoruzito

A família das Salticidae está presente em praticamente todo o planeta, à exceção de áreas de frio extremo na Groenlândia, Norte do Canadá, ilhas do Ártico e Antártida. Até o momento, já foram catalogados mais de 500 gêneros e cinco mil espécies, representando o grupo mais numeroso de aracnídeos.

Lumptibiella camporum
Lumptibiella chacoensis
LEIA TAMBÉM
3 Comentários
  1. […] Cientistas identificam quatro novas espécies de aranhas na fronteira […]

  2. […] Cientistas identificam quatro novas espécies de aranhas na fronteira […]

  3. […] Leia também:Cientistas identificam quatro novas espécies de aranhas na fronteira […]

Comentários estão fechados.