Trem entre Argentina e Paraguai voltará a circular na sexta (24)

Serviço que liga as cidades de Posadas e Encarnación foi interrompido por divergências envolvendo empresas prestadoras.

Apoie! Siga-nos no Google News

Após quase duas semanas de interrupção parcial ou total no serviço, o trem internacional de passageiros que faz a ligação entre Posadas (Argentina) e Encarnación (Paraguai) voltará a circular nesta sexta-feira (24), conforme anúncio feito pela concessionária responsável pela operação.

Leia também:
Seminário em Foz do Iguaçu discute turismo de fronteira

De acordo com a empresa Casimiro Zbikoski SA, da Argentina, foram solucionadas as questões em relação à concessionária Itapúa Logística SA, que opera a estação localizada na margem paraguaia do Rio Paraná. De igual maneira, foram resolvidas as reivindicações de um dos sindicatos de trabalhadores do setor, que protestaram no início da semana.

A interrupção no serviço ocorreu, inicialmente, após exigência surgida no Paraguai, de que os bilhetes para os trens que partem da estação de Encarnación fossem cobrados exclusivamente em guarani, sem a aceitação de peso argentino, devido a fatores como a instabilidade da moeda.

Nos primeiros dias, a concessionária operadora do trem passou a fazer apenas o trajeto Posadas–Encarnación, com os vagões retornando vazios ao território argentino, até que o tema fosse devidamente esclarecido pelas autoridades dos dois países. Com o prolongamento do impasse, porém, a suspensão foi total.

O trem é a opção mais rápida para conexão entre Posadas e Encarnación, com o trajeto sobre a Ponte Internacional San Roque González de Santa Cruz, que cruza o Rio Paraná, durando cerca de dez minutos. A título de comparação, de carro ou de ônibus, a espera nas filas nas duas cabeceiras pode chegar a mais de quatro horas.

O serviço ferroviário funciona de segunda a sexta-feira, com primeira saída de Posadas às 7h15 e de Encarnación às 7h30. Já o último horário em cada estação é às 18h15 na Argentina e às 18h30 no Paraguai. A periodicidade é de um trem a cada 30 minutos.

LEIA TAMBÉM