29 de novembro é o Dia Nacional e Internacional da Onça-Pintada

Celebrações em Foz serão no Parque Nacional do Iguaçu e na Praça da Paz; agenda inclui a divulgação do Censo Binacional de 2018.

Apoie! Siga-nos no Google News

O dia 29 de novembro foi escolhido pelo Brasil para ser o Dia Nacional da Onça Pintada. Uma data para unir esforços em ações de divulgação sobre a importância ecológica, econômica e cultural desta espécie que se tornou símbolo da conservação da biodiversidade de nosso país.

Leia também:

Fórum de Conservação Integrada da Onça-Pintada será realizado em Foz do Iguaçu

A realização do sonho de festejar e atrair atenção especial para a espécie em uma data comemorativa foi concretizada a partir da Portaria MMA n° 8 de 16 de outubro de 2018. O CENAP/ICMBio (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros) e o Projeto Onças do Iguaçu trabalharam junto com o Ministério do Meio Ambiente para que isso acontecesse.

Este ano, serão realizadas celebrações no Parque Nacional do Iguaçu e na Praça da Paz em Foz do Iguaçu. Além de comemorar o dia da onça, também será anunciado o resultado do Censo Binacional de 2018. As comemorações são promovidas pelo Parque Nacional do Iguaçu, CENAP/ICMBio, Grupo Cataratas e Instituto Conhecer Para Conservar.

Na década de 90 a primeira onça-pintada do Parque Nacional do Iguaçu foi capturada para pesquisa e conservação. De de lá pra cá muita coisa aconteceu! A espécie quase desapareceu do Parque Nacional. Diversas instituições e pessoas dedicaram esforços e investiram recursos para estudar as onças e implementar estratégias para sua conservação, lutando para que esse animal magnífico não desapareça das majestosas áreas protegidas pelos Parques Nacionais do Iguaçu no Brasil e na Argentina.

Nos últimos 10 anos Brasil e Argentina trabalharam juntos monitorando a flutuação da população de onças-pintadas da região através de censos bianuais, e com prazer vimos os números crescendo. Na década de 90 a população de onças-pintadas na região teve uma drástica redução, chegando próxima da extinção local. A situação foi aos poucos melhorando, com um intenso trabalho cooperativo de pesquisa, engajamento e fiscalização.

Saltamos de uma população efetiva estimada em 50 indivíduos em 2008 para 90 indivíduos em 2016 no Norte do Corredor Verde. O projeto Onças do Iguaçu, projeto institucional do Parque Nacional do Iguaçu, e o Proyecto Yaguareté (Argentina) trabalham em uma parceria linda e produtiva pela conservação das onças-pintadas na região.

Toda a Mata Atlântica abriga apenas cerca de 250 onças-pintadas, então é um orgulho e uma responsabilidade imensa para esta região manter uma população tão importante do maior carnívoro das Américas.

Os números oficiais do Censo 2018 serão anunciados durante o evento, pois queremos  compartilhar com vocês o resultado, fruto do empenho e dedicação de inúmeras pessoas que ao longo dos anos se comprometeram com a onça-pintada e trabalharam arduamente e com amor para que ela não deixe de existir. Exemplo de como dois países podem se unir e trabalhar juntos para salvar uma espécie.

No dia 29 teremos uma cerimônia no Parque Nacional do Iguaçu à partir das 18 horas, e no dia 1 de dezembro a comemoração é com toda a cidade! O Projeto Onças do Iguaçu estará com uma exposição na Praça da Paz, com muita informação sobre as onças, vídeos e brincadeiras para crianças.

Venha comemorar com a gente o dia deste gato fantástico que temos o orgulho e honra de ter em nossas matas. Vamos juntos cuidar das nossas onças? Vem, gente! #LoucosPorOnças.

Dia Nacional da Onça-Pintada

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.