Alerta laranja do Inmet: Foz do iguaçu no mapa da “onda de calor”

Temperaturas ficarão 5 graus acima da média histórica. E não vão baixar de 30 graus até domingo.

Apoie! Siga-nos no Google News

Nos próximos três a cinco dias, parte do Paraná e de Santa Catarina estão sob alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Agora, não é alerta de temporais, mas de uma onda de calor.

A temperatura, segundo o Inmet, ficará cinco graus acima da média histórica pelo menos até sábado. Há risco à saúde.

O Inmet não dá dicas, mas, como há esta onda de calor, aliada a uma seca estúpida, sabe-se que é preciso tomar mais água, não se expor ao sol em atividades físicas intensas e ingerir frutas, por exemplo, que são saudáveis em qualquer estação, principalmente nestes tempos esquisitos.

A onda de calor se espalha pelo Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. Mapa do Inmet

Vamos à previsão de outros dois institutos, pra saber o que o tempo nos traz de tão assustador em relação às temperaturas, bem atípicas para meados de setembro.

O Simepar, por exemplo, prevê máxima de 35 graus nesta terça-feira, e temperaturas acima de 30 todos os dias, até domingo (19). A exceção é quarta-feira, quando a máxima deve diminuir par 26 graus. Chuva? Nem uma gota.

O CPTEC/Inpe, por sua vez, prevê temperaturas ainda mais elevadas: máxima de 36 graus nesta terça, 37 graus na quarta e continua sempre acima de 30 graus até domingo, quando pode chegar a 38 graus.

A probabilidade de pancadas de chuvas, que havia em previsões de dias anteriores, desapareceu. Apenas na sexta-feira, 13, a chance de choveer (pancadas) aumenta para 80%.

O que fazer? Como não dá pra mudar de cidade, de estado ou de país, o jeito é se cuidar, com muito líquido, oito horas de sono por noite, reduzir o consumo de álcool (cerveja ainda pode, mas acompanhada de copos e copos de água, pra contrabalançar), evitar o sol (está entre as nuvens, mas nem por isso está ausente).

E ficar na torcida pela chuva, pra reduzir a temperatura, a poluição do ar e a secura.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.