Os organizadores da Black Friday de Ciudad del Este dizem que a meta de 300 mil visitantes foi superada, durante a feira de descontos, que começou na quinta-feira (14) e terminou no domingo (17).
Ainda não se sabe qual foi o volume de negócios, o que deverá ser calculado nos próximos dias, com o balanço apresentado por loja participante. O objetivo era alcançar US$ 300 milhões, embora o sonho mesmo fosse o de ultrapassar a primeira Black Friday, de 2014, quando as vendas atingiram US$ 380 milhões.
Mais de um milhão de itens foram ofertados durante a feira. Os produtos mais procurados pelos compristas foram celulares inteligentes e televisores, mas houve vendas superiores às de dias normais em perfumes e bebidas, por exemplo.
O movimento de visitantes ficou na média de 60 mil por dia, duas a três vezes maior que o fluxo normal = entre 20 mil e 30 mil pessoas.
A feira de descontos ajudou a amenizar a crise que o comércio da fronteira vive já há longos meses. Agora, a expectativa é o final de ano, quando também as vendas aumentam.
E, para 2020, mais a boa notícia que veio do Brasil: a partir de 1º de janeiro, a cota para quem vem das fronteiras por via terrestre, fluvial ou lacustre, passa de US$ 300 para US$ 500.
Turismo também ganha
A portaria com a medida, assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (14). Ela havia sido anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro.
A nova cota entra em vigor num mês de alta temporada para o turismo de Foz do Iguaçu, quando normalmente a cidade está repleta de visitantes do mundo inteiro.
Além disso, chega num momento em que o Destino Iguaçu está passando por grandes transformações. Nos próximos anos, a região deverá se tornar um dos maiores "hubs" comerciais do Brasil, graças aos investimentos da usina de Itaipu, que vem redirecionando recursos em obras que darão um novo status econômico à fronteira.
Em obras
Já estão em andamento a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai e as ampliações no Aeroporto de Foz do Iguaçu, além das obras do mercado municipal e, futuramente, a modernização e criação de mais leitos no Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, essa sensibilidade do presidente Bolsonaro de atender uma reivindicação antiga de boa parte da população e empresariado locais mostra que o governo está conectado ao que a sociedade espera.
“Todos ganham. A medida deve fomentar uma cadeia inteira da economia, que reúne o morador, o turista, o hoteleiro e o comerciante em geral de toda a região.”
Ano a ano, Foz do Iguaçu e seus atrativos turísticos, entre eles o turismo de Itaipu, vêm batendo sucessivos recordes de visitação. “Esse [aumento da cota] é um incentivo a mais para favorecer esses números”, complementa Silva e Luna.
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