Bom para Foz! Cresce número de viagens confirmadas de americanos e canadenses ao Brasil

A partir de junho, acaba o visto para eles e também pra japoneses e australianos.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ e Assessoria Embratur

No ano passado, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 34.545 turistas dos Estados Unidos, quarto lugar no ranking dos países que enviaram maior número de visitantes (e pouco acima dos 34.210 franceses).

Este ano, os americanos devem ganhar com folga dos franceses. O fim da exigência de visto para virem ao Brasil já provocou um aumento no número de viagens contratadas nos Estados Unidos e Canadá (também beneficiado pelas novas normas).

Como o decreto presidencial prevê isenção a partir de junho, já para aquele mês aumentou em 53% o número de viagens confirmadas de cidadãos dos Estados Unidos, na comparação com junho de 2018. Para julho, quase dobrou – 97%.

As viagens confirmadas de canadenses cresceram 86% para junho, 54% para julho e 135% para agosto, segundo a Embratur, que tomou por base números apresentados pelo Grupo Amadeus, uma das 10 maiores empresas de tecnologia do mundo e uma das três maiores do segmento de viagens. 

O presidente interino da Embratur, Leônidas Oliveira, salienta que os resultados não são estimativas, mas sim reservas já fechadas, que vão gerar impacto positivo na economia nacional nos próximos meses.

Campanha

O Ministério do Turismo e a Embratur preparam uma grande campanha de divulgação sobre a isenção de vistos nos quatro países beneficiados – Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, para potencializar ainda mais a procura destes turistas internacionais pelo Brasil como destino turístico. 

O trabalho envolve ações digitais, de relações públicas e de publicidade, com o objetivo de reforçar a divulgação da medida aos países beneficiados.

O Decreto 9.731 com a isenção do documento para americanos, canadenses, japoneses e australianos foi publicado no Diário Oficial da União no dia 18 de março. A dispensa do documento atende uma reivindicação antiga do trade turístico nacional.

Viajantes dos quatro países considerados estratégicos poderão entrar no país, a partir de 17 de junho, sem a necessidade do documento. O decreto foi assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelos ministros do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, da Justiça, Sérgio Moro, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

O dobro

A estada no país poderá ser de até 90 dias, prorrogável pelo mesmo período, desde que não ultrapasse 180 dias, a cada 12 meses, contados a partir da data da primeira entrada em território brasileiro. 

A expectativa é de que a medida permita ao Brasil atingir a marca anual de 12 milhões de visitantes estrangeiros até 2022, contra os atuais 6,6 milhões, meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2018-2022.

Ranking

Terceiro destino brasileiro mais procurado por turistas que vêm a lazer, Foz do Iguaçu só fica atrás dos Estados Unidos, porta de entrada desses visitantes, e de Florianópolis, mais procurada principalmente por argentinos.

Pra quem vem de fora da América do Sul, certamente Foz fica como o segundo destino mais procurado no Brasil. Portanto, o fim do visto para americanos, canadenses, japoneses e australianos vai representar um bom acréscimo no número de visitantes, a partir de junho.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.