Cadê a chuvinha que vinha por aí? A massa de ar seco espantou!

Chuva, hoje? Só por milagre. A frente fria ficou no Rio Grande, com chuvas e trovoadas pra gauchada.

Apoie! Siga-nos no Google News

Sabe aquela chuvinha que anunciamos na segunda, 16, prevista pelo CPTEC/Inpe pra manhã desta terça-feira? Esqueça. Ficou pra quarta-feira, 18, estendendo-se ainda pela quinta, sempre segundo o CPTEC/Inpe.

A frente fria que avançava pelo Rio Grande do Sul ficou por lá mesmo, provocando chuvas moderadas a fortes e até trovoadas. Não conseguiu atravessar a barreira de ar seco que está sobre todo o Paraná.

Observe o mapa da imagem de satélite. O ar frio e seco (com chuva) está no Rio Grande. A frente fria avançou por Santa Catarina e, a seguir, encontrou a barreira do ar quente e seco. E não passou.

Curiosamente, o Simepar, que previa pancadas de chuva na quarta e quinta-feiras, agora muda a análise: nova possibilidade de entrada da frente fria só na sexta-feira, 20, com pancadas de chuvas ao longo do dia. As temperaturas permanecem elevadas, mas, pelo menos, abaixo da casa dos 30 graus até domingo (com exceção de quarta-feira, com 30 graus).

Como a previsão do CPTEC/Inpe é mais otimista, parece que os meteorologistas dali acreditam mais que as frentes frias que vêm do Rio Grande do Sul virão mais fortes.

Ficamos com esta, hein? Bem melhor que a debaixo, do Simepar.

Embora não tenham conseguido entrar nesta terça, dá até gosto olhar como estarão aqui na quarta e na quinta, na forma de pancadas, e como chuvas periódicas, na sexta-feira. As temperaturas serão mais altas do que as previstas pelo Simepar, mas as mínimas ficam mais baixas.

A previsão do Simepar. Chuva, só na sexta-feira. E pouca.

Elas por elas, se for por questão de gosto, qualquer um vai optar pelo que prevê o CPTEC/Inpe. Torcida por torcida, por que não ficar mesmo com as de resultado mais favorável?

Vale lembrar que ambos os serviços são sérios e que se baseiam em análises de campo e de satélite. Como meteorologia não é ciência exata, há muitos fatores que influenciam as condições do tempo o tempo todo (sem trocadilho), há margem para erros. Mas, se você considerar no geral, vai ver que não se prevê chuva há muito tempo. E não choveu mesmo.

Prevê-se temperaturas estúpidas há muito tempo. E estamos enfrentando-as desde agosto.

Confiar cegamente não dá. Mas basear-se no que as previsões dizem, sim, é uma atitude inteligente.

Mais importante: siga os conselhos de não se expor ao sol em horários entre 10h e 15h, quando a radiação ultravioleta é mais forte e perigosa. Não faça exercícios físicos intensos também nestes horários.

E tome muito líquido, pra compensar a umidade de ar que, em alguns municípios paranaenses, já chega perto da existente no deserto do Saara (12%). Aqui não é tão baixa, mas mesmo assim é perigosa.

Pra fechar, duas fotos do entardecer de segunda-feira, feitas por Patrícia Iunovich. Mais uma vez, em destaque, "ele" – o sol, e suas cores. Parecem pinturas, não?

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.