Centro Universitário UDC divulga resultado de quatro pesquisas nas pontes

Dados revelam perfil dos turistas e o fluxo de veículos e pedestres nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Argentina.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Centro Universitário UDC finalizou a análise dos dados de mais uma edição das pesquisas realizadas nas Pontes da Amizade e da Fraternidade. Os dados foram levantados por mais de 150 pessoas entre professores e estudantes do Centro Universitário UDC, unidades Centro e Vila A, e da UDC Monjolo. As pesquisas foram aplicadas nas aduanas das pontes da Amizade e da Fraternidade entre dia primeiro e 6 de maio de 2019.

Os dados levantados dizem respeito às pontes internacionais das fronteiras do Brasil e Paraguai e do Brasil e Argentina: fluxo de veículos e de pedestres e perfil dos turistas. A pesquisa é coordenada e de propriedade intelectual do pró-reitor do Centro Universitário UDC, professor Dr. Fábio Prado, com a autorização da Receita Federal e da Polícia Federal. Ele idealizou a pesquisa há 25 anos. Na época, o pró-reitor fazia a contagem dos carros sozinho, apenas com uma caneta e uma prancheta.

Conta também com a parceria da Receita Federal, ACIFI – Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Fundo Iguaçu, DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, CODEFOZ – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Polo Iguassu, ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Consulado Argentino, Consulado Paraguaio, e a Universidade de Roma TRE, na Itália.

Dados das pesquisas serão apresentados nesta sexta-feira – foto Divulgação

Perfil das pessoas que atravessam as pontes:

Ponte da Fraternidade

O principal motivo da viagem dos entrevistados foi lazer, seguido de trabalho/negócios (64%) e, por fim, compras. Aproximadamente 23,4% pessoas visitaram Puerto Iguazu pela primeira enquanto 22,3% já tinham visitado a cidade mais de cinco vezes. Os trabalhadores autônomos são os principais visitantes do país.

Grande parte dos visitantes tem como expectativa de gastos em Puerto Iguazu de até R$250,00. Em Foz do Iguaçu, a expectativa também foi de R$250,00. Os visitam permanecer de 3 a mais de 5 pernoites, sendo o maior índice de hospedagens em Foz do Iguaçu (38,9%).

A maioria dos entrevistados afirmaram que retornariam a Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu. Os dados revelam que tiveram uma boa experiência em ambas cidades. Em relação às compras, a maioria dos entrevistados responderam que são para uso próprio ou para presentear.

A opinião referente as Cataratas do Iguaçu do lado Argentino é positiva com 38,3% de impressões excelentes, 10,9% ótimas e 2,3% boas sobre a atração turística. As Cataratas são a principal motivação para visitar Puerto Iguazu (35%). A experiência gastronômica tanto em Foz do Iguaçu quanto na cidade argentina também é positiva.  

Ponte da Amizade

O perfil das pessoas que cruzaram a Ponte da Amizade no período da pesquisa é, em sua maioria, homens (53,3%) entre 25 a 24 anos (31%) e autônomos (41, 6%). Os entrevistados visitaram tanto Foz do Iguaçu quanto Ciudad del Este. O principal motivo da visita são as compras, seguido pelo lazer. A maioria das pessoas visitou outros atrativos turísticos de Foz do Iguaçu.

Cerca de 16,3% dos entrevistados visitaram Foz do Iguaçu mais de cinco vezes enquanto 10,9% visitaram pela primeira vez. A pretensão de retornar é alta (45,7%). A frequência de visitas para Ciudad del Este foi bem mais alta com 27,7% de visitas acima de cinco vezes.

58,7% dos entrevistadores indicaram que a Ponte da Amizade é um ponto turístico e 47,3% afirmaram gostar da limpeza da ponte. Referente a segurança na região da ponte, 55,4% se sentem seguros durante a travessia. As pessoas ainda não conhecem o mirante da Ponte Internacional da Amizade, considerando que 61,4% das pessoas responderam que desconhecem a atração turística

Apresentação das pesquisas realizadas nas pontes da Amizade e da Fraternidade
Local: Sala de Vídeo – Centro Universitário UDC (Rua Castelo Branco, 349, centro)
Data: 27 de setembro (sexta-feira)
Horário: 11h

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.