Choveu pouco, ventou moderadamente. Previsão exagerou? Depende…

A previsão de temporais era válida para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e grande parte do Paraná. Só teve temporal para parte dos gaúchos.

Apoie! Siga-nos no Google News

Sempre que a gente noticia um alerta meteorológico sobre temporais, fica com um pé atrás. Se vier o temporal, mérito dos meteorologistas; se não vier, a culpa é do mensageiro, isto é, de quem publicou a informação.

Ontem, terça (18), foi assim: havia um alerta meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia para temporais a partir das 4h da madrugada. O aviso valia para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, o que incluía o Oeste do Estado, inclusive Foz do Iguaçu.

Até choveu, à tarde, em alguns bairros de Foz. Chuva moderada, com ventos idem. Mas continuava o alerta, reforçado por outros serviços de meteorologia. E veio a noite, e veio a madrugada, e veio a manhã desta quarta-feira e… nada.

Detalhe: o serviço meteorológico do Paraguai também previa temporais em Alto Paraná, válido para os vizinhos de Ciudad del Este, Hernandarias e Presidente Franco.

No caso do Paraguai, houve temporais, mas lá em Encarnación, a 300 quilômetros daqui.

Já para os estados do Sul, os temporais se limitaram à fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, com ventos de mais de 80 km por hora, que provocaram vários estragos.

Mas o que aconteceu, então? A frente fria perdeu força antes de sair do Rio Grande do Sul. E não teve pique suficiente pra enfrentar a massa de calor que pairava sobre o Paraná.

E nada de temporais, enchentes, vendavais. Ainda bem, não é mesmo?

Pra nós. Porque para os gaúchos da fronteira a meteorologia acertou tudinho, até na velocidade dos ventos.

Temperaturas e previsão para o Carnaval

O dia amanheceu um pouco mais fresco, nesta quarta-feira, 19. em Foz. Mas à tarde deve chegar aos 32 graus (CPTEC/Inpe) ou 35 graus (Simepar). A máxima, segundo todos os serviços, vai continuar nesta linha até o final de semana, com pequenas variações nas previsões.

Mas a mínima, veja só, pelo menos para o Climatempo e o CPTEC/Inpe, cai para apenas 15 ou 16 graus no sábado (22) e domingo (23) de Carnaval.

Pro Simepar, será um pouco mais, 19 graus, ainda assim inferior à previsão para os dias que antecedem o final de semana.

Em relação a chuvas, Simepar e CPTEC/Inpe garantem que o Carnaval de Foz do Iguaçu será como o diabo gosta: bem seco. Já o Climatempo mela um pouco: chuva na sexta-feira (21). Mas tempo seco sábado e domingo.

A conferir.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.