Depois da Uber, Foz tem o Uper Motos para transporte por aplicativo

Serviço promete corridas 24 horas por dia, que podem ser pagas com dinheiro ou cartão.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler

O transporte de pessoas por chamadas a aplicativos parece ser um caminho sem volta em Foz do Iguaçu. O iguaçuense pode solicitar corridas pelo Uper Motos, ferramenta que funciona em todo o país e que conecta mototaxistas e motociclistas a passageiros.

A tecnologia permite que o usuário planeje a viagem com antecedência, saiba quanto vai pagar antes de usar o serviço e acompanhe o trajeto do mototaxista.  O serviço de moto é realizado por motoristas credenciados e funciona 24 horas por dia, assegura o aplicativo.

Para usar o Uper Moto, o passageiro deve baixar o aplicativo e se cadastrar. Para chamar a moto, basta confirmar o local onde está e informar o endereço de destino. O preço da viagem é gerado automaticamente. Basta, então, confirmar a solicitação.

Para o proprietário de moto interessado em oferecer o serviço, é necessário baixar o aplicativo e fazer o cadastro na administradora da ferramenta, informando dados pessoais e da moto. Depois da avaliação das informações, é autorizado o sinal para que a pessoa inicie as corridas remuneradas.

Há cerca de um mês, Carlos (nome fictício) experimentou o serviço e viu nele uma possibilidade de renda. Microempreendedor, ele reserva parte do dia para trabalhar com corridas pelo Uper Moto. “Não tenho muito tempo disponível. Faço em média três corridas por dia”, explicou.

Perguntado se não considera o serviço uma concorrência com os mototaxistas cadastrados no município, ele disse acreditar que o transporte por aplicativos com moto irá aumentar o número de corridas direcionadas para esses profissionais.

“Conversando com passageiros, perguntei se eles já haviam usado o aplicativo antes. Muitos responderam que sim e que, inclusive, foram atendidos por mototaxistas”, declarou Carlos. “Vejo esse serviço como mais uma alternativa para eles”, completou.

De acordo com Carlos, as corridas são seguras e com qualidade. “Procuro ser educado com o passageiro e ofereço touca descartável”, informou. “No primeiro contato, pergunto se o passageiro precisa de troco ou de baú para levar algum volume pequeno. Esses serviços complementares não são cobrados”, disse.

A ferramenta só funciona dentro do Brasil. O passageiro pode pagar em dinheiro ou com cartões de crédito e débito se o motorista possuir a maquininha de cobrança. Há ainda a opção “carteira”, em que se pode comprar créditos de corrida diretamente no aplicativo.

Aplicativo apresenta a forma de cálculo do valor da corrida – foto Reprodução

No cadastro

A administradora do Uper Motos cobra 20% do faturamento mensal, descontados das corridas finalizadas. O fechamento das contas é todo dia 30. A empresa envia um boleto por e-mail, e o proprietário da moto efetua o pagamento no banco.

Para se cadastrar no aplicativo, exige-se do motorista pelo menos cinco anos de habilitação. São necessários documentos e fotos da motocicleta e RG, CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

Legislação

Em consulta ao Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), o H2FOZ apurou que a Lei Municipal nº 4.641/2018 considera transporte individual privado remunerado o serviço “solicitado por meio de plataformas digitais, atuando a referida plataforma como um meio de intermediação entre a comunicação dos usuários com os prestadores do serviço”.

A legislação é genérica quanto ao veículo empregado na atividade, mas exige em seu artigo décimo o cadastramento, mediante vistoria, aprovado pelo Foztrans. A lei iguaçuense ainda diz que é preciso seguir as exigências do Código de Trânsito Brasileiro. Em Foz do Iguaçu também vigora a normativa que regulamenta o exercício da atividade de mototaxista.

Baixe o aplicativo.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.