“Drive-thru” da vacinação contra gripe forma extensas filas em Foz do Iguaçu

A vacinação ocorre na frente do Ecomuseu de Itaipu e no Marco das Três Fronteiras.

Apoie! Siga-nos no Google News

Longas filas se formam nos dois locais de vacinação contra a gripe para idosos, neste sábado (28), pelo sistema "drive-thru" (a pessoa não sai do carro, ali mesmo é vacinada).

Os dois pontos são a frente do Ecomuseu de Itaipu, na Avenida Tancredo Neves, e o Marco das Três Fronteiras, na Avenida General Meira. A vacinação será das 9h às 17h, tanto neste sábado quanto no domingo (29).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o sistema "drive-thru", já utilizado em várias cidades brasileiras, é complementar à vacinação de casa em casa.

Durante os dias de semana, equipes de 29 unidades básicas de saúde se deslocam pelas ruas dos bairros para vacinar os moradores, ou seja, não é necessário procurar as unidades ou fazer agendamento.

Foz tem atualmente cerca de 22 mil idosos e a meta é alcançar 90% dessa população.

Longas filas também para chegar ao Marco das Três Fronteiras. Foto Ronildo Pimentel
O local de vacinação, no Marco das Três Fronteiras. Foto Cassiano Preve

Tem pra todos

Nesta sexta-feira, 27, a secretaria recebeu mais 19,8 mil doses da vacina, montante suficiente para atender os idosos do município.

"As pessoas acima de 60 anos podem ficar tranquilas que tem vacina para todos e todas. Quem não tiver veículo, fique em casa, que a vacina vai chegar durante a semana”, disse o diretor da Atenção Básica, Ricardo Lacerda.

O sistema "drive-thru" é montado para atender principalmente moradores de edifícios e de condomínios, locais em que as equipes de vacinação têm mais dificuldade de ter acesso aos idosos.

Prevenção

A mobilização faz parte da primeira fase da campanha nacional contra a gripe, que teve início na segunda-feira (23) e segue até o dia 9 de maio. Neste período, idosos e profissionais da saúde recebem a vacina.

A adoção da vacinação de casa em casa e no modelo Drive-Thru visa garantir o isolamento dos idosos, principal grupo de risco do novo coronavírus.

Diferença

Não é só em Foz do Iguaçu, mas em todas as cidades onde ocorre vacinação contra a gripe, a procura tem sido intensa. Talvez seja um dos resultados positivos da luta contra o novo coronavírus. Agora, todos entendem a importância da prevenção.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.