Economia de Ciudad del Este só depende de uma coisa: da reabertura da ponte, diz prefeito

“Não há outra possibilidade de recuperação”, diz o prefeito Miguel Prieto. As medidas paliativas divulgadas pelo governo “não são suficientes”.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, é enfático: "Ciudad del Este dependeu, depende e continuará dependendo da abertura da Ponte da Amizade. Não há outra solução, não há outra possibilidade de recuperação".

Em entrevista ao jornal ABC Color, Prieto disse que a Prefeitura montou uma equipe tripartite para apresentar propostas ao governo, no sentido de estabelecer um protocolo sanitário que permite o comércio nas cidades de fronteira.

Para Miguel Prieto, medidas paliativas não resolvem.

"Se em agosto não for reaberta a Ponte da Amizade, a situação ficará muito difícil (o prefeito usou uma expressão impublicável em português). As pessoas estão se enchendo de dívidas, ninguém mais vai ter o que comer", alertou.

O prefeito contou que a crise econômica em Ciudad del Este provocou o fechamento de locais gastronômicos icônicos, que não suportaram os dias em que permaneceram sem funcionar, devido à quarentena local.

Segundo Prieto, outros comércios podem fechar, já que, sem as operações com o Brasil, suas vendas caíram estrepitosamente.

As medidas do plano de governo para ajudar o comércio de fronteira não são suficientes. Os comerciantes, disse o prefeito, estão preparados para um eventual protocolo de reabertura, mas quem poderia contribuir para isso acontecer é o ministro da Saúde, Julio Mazzoleni.

Medidas de ajuda

As medidas anunciadas pelo governo paraguaio para reativar o comércio não incluem a reabertura das fronteiras, medida ainda sequer cogitada pelo presidente Mario Abdo Benítez.

A ministra de Indústria e Comércio, Liz Cramer, anunciou um pacote que inclui ajuda aos moradores e a redução de impostos sobre 78 produtos.

Há também previsão de recursos para micros, pequenas e médias empresas.

LEIA TAMBÉM
Sem comentários
  1. […] Leia também: EDITORIAL Feriadão de Páscoa promissor na fronteira trinacional […]

Comentários estão fechados.