Em Ciudad del Este, cerca de mil lojas já fecharam as portas, em um ano

A fuga de consumidores é a causa, o que levou à demissão de 5 mil a 6 mil pessoas.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ

Das 4.300 lojas que funcionavam no ano passado, em Ciudad del Este, cerca de mil fecharam as portas, por causa da alta do dólar e da crise no Brasil e na Argentina. 

Entre 5 mil e 6 mil empregos foram perdidos, segundo dados da Federação de Câmaras de Comércio. 

O presidente da entidade, Juan Antonio Santamaría, disse que a única maneira de sobreviver, comercialmente, é tornar as empresas mais competitivas, atualizando as "regras do jogo" para as lojas.

"O razoável é dar tempo ao governo para que possa fazer uma análise da situação", disse, mas afirmou que o setor de Aduanas "deve melhorar sua administração".

"Devemos contar com um comércio transparente, para que o país possa desfrutar dos benefícios internacionais e se integre às nações que são apontadas como seguras para investimentos", disse Santamaría.

Queda de 50%

A presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Ciudad del Este, Linda Taiyen, já havia informado que a quedas nas vendas no comércio chega a 50%, em relação ao ano passado, o que está provocando recessão e desemprego. E o dólar não para de subir.

O grande temor dos empresários do lado de lá da fronteira era que se instalassem em Foz lojas francas, agravando a crise. E isso também começa a se confirmar com a vinda de um Dutty Free, já contratando pessoal.

Cabe ao governo paraguaio apontar soluções, já que o comércio de Ciudad del Este é uma das grandes fontes de emprego da região e, também (apesar da sonegação massiva), contribui para a geração de impostos.

Fonte: La Clave

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.