Feira do Livro não terá empresa contratada para curadoria

Autores serão indicados pela comissão organizadora do evento literário em Foz do Iguaçu.

Apoie! Siga-nos no Google News

A 15ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (FILFI) não terá empresa contratada para o serviço de curadoria do evento. A informação foi confirmada ao H2FOZ pelo presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues. A autarquia é responsável pela feira, realizada juntamente com outras secretarias municipais e instituições parceiras.

A Feira do Livro estava prevista para acontecer no início de setembro, com programação divulgada durante solenidade de lançamento do evento. Os organizadores alteraram a data para outubro depois que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) questionou a forma de contratação de empresa para a curadoria, que é o serviço de escolha dos autores da programação principal. O MP-PR apontou indícios de irregularidade no processo feito por inexigibilidade de licitação.

De acordo com Juca Rodrigues, a decisão de não mais contratar a curadoria foi da comissão organizadora da feira. "Buscamos formas de contratar uma curadoria, mas após algumas reuniões, dados o contexto e os prazos do evento, a comissão decidiu por não contratar", frisou. "A gente entende que seria importante ter, pela propriedade intelectual e a programação que fica boa", sublinhou.

Segundo o diretor da entidade cultural iguaçuense, a programação com os autores e debatedores que não são de Foz do Iguaçu e região será composta a partir de nomes indicados pelos participantes da comissão organizadora da feira, mediante contratação direta dos selecionados.  "Vamos tentar reuniu um indicativo de 50 nomes, para chegar a 10 ou 15 selecionados", disse Juca Rodrigues.

A Feira do Livro terá ainda, conforme Juca Rodrigues, convidados locais e regionais. "Muitos querem participar do evento mesmo sem cachê. São propostas de bate-papos, lançamentos de livros e outras atividades. Contamos também com Unila e Unioeste, universidades que são parceiras e estão propondo programação", apontou. "Temos o edital regional que selecionará receptivo lúdico, apresentações, contação de histórias e outras iniciativas", apontou Juca.

Nova data

A 15ª Feira Internacional do Livro será de 18 a 24 de outubro, no Clube Gresfi, na Avenida JK. Serão dois dias a menos do que o previsto inicialmente (eram nove dias, de 5 a 13 de setembro). Com entrada gratuita, o evento reúne autores de livros para lançamentos e debates, oficinas, discussões e apresentações culturais. Estandes de livrarias e sebos apresentam ampla oferta de publicações. A escritora homenageada neste ano é Conceição Evaristo.

Para a edição de 2019, a Fundação Cultural dispõe de R$ 530 mil para o custeio do evento, além de outras contratações realizadas por meio das secretarias parceiras, como a de Educação, a de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, e a de Trabalho, Juventude e Capacitação.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.