H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Por: Paulo Bogler - H2FOZ

Feira do Livro não terá empresa contratada para curadoria

Feira do Livro não terá empresa contratada para curadoria
Autores serão indicados pela comissão organizadora do evento literário em Foz (Foto: Divulgação )

A 15ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (FILFI) não terá empresa contratada para o serviço de curadoria do evento. A informação foi confirmada ao H2FOZ pelo presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues. A autarquia é responsável pela feira, realizada juntamente com outras secretarias municipais e instituições parceiras.

A Feira do Livro estava prevista para acontecer no início de setembro, com programação divulgada durante solenidade de lançamento do evento. Os organizadores alteraram a data para outubro depois que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) questionou a forma de contratação de empresa para a curadoria, que é o serviço de escolha dos autores da programação principal. O MP-PR apontou indícios de irregularidade no processo feito por inexigibilidade de licitação.

De acordo com Juca Rodrigues, a decisão de não mais contratar a curadoria foi da comissão organizadora da feira. "Buscamos formas de contratar uma curadoria, mas após algumas reuniões, dados o contexto e os prazos do evento, a comissão decidiu por não contratar", frisou. "A gente entende que seria importante ter, pela propriedade intelectual e a programação que fica boa", sublinhou.

Segundo o diretor da entidade cultural iguaçuense, a programação com os autores e debatedores que não são de Foz do Iguaçu e região será composta a partir de nomes indicados pelos participantes da comissão organizadora da feira, mediante contratação direta dos selecionados.  "Vamos tentar reuniu um indicativo de 50 nomes, para chegar a 10 ou 15 selecionados", disse Juca Rodrigues.

A Feira do Livro terá ainda, conforme Juca Rodrigues, convidados locais e regionais. "Muitos querem participar do evento mesmo sem cachê. São propostas de bate-papos, lançamentos de livros e outras atividades. Contamos também com Unila e Unioeste, universidades que são parceiras e estão propondo programação", apontou. "Temos o edital regional que selecionará receptivo lúdico, apresentações, contação de histórias e outras iniciativas", apontou Juca.

Nova data

A 15ª Feira Internacional do Livro será de 18 a 24 de outubro, no Clube Gresfi, na Avenida JK. Serão dois dias a menos do que o previsto inicialmente (eram nove dias, de 5 a 13 de setembro). Com entrada gratuita, o evento reúne autores de livros para lançamentos e debates, oficinas, discussões e apresentações culturais. Estandes de livrarias e sebos apresentam ampla oferta de publicações. A escritora homenageada neste ano é Conceição Evaristo.

Para a edição de 2019, a Fundação Cultural dispõe de R$ 530 mil para o custeio do evento, além de outras contratações realizadas por meio das secretarias parceiras, como a de Educação, a de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, e a de Trabalho, Juventude e Capacitação.