Foz, 40 graus na segunda-feira! Chuva? Só lá por quinta ou sexta-feira

A temperatura vai se elevar gradualmente desta sexta, 13, pra domingo. E vai se manter acima dos 30 graus nos próximos dez dias, pelo menos.

Apoie! Siga-nos no Google News

Foz do Iguaçu, definitivamente, não é pros fracos. Depois de temperaturas cálidas, na quinta (12), que se repetem nesta sexta-feira (mínima de 14, máxima de 27 graus), já no sábado a máxima chega à casa dos 30 graus. E, pra segunda-feira, o CPTEC/Inpe crava redondos 40 graus!

E a chuva? Podem cair algumas pancadas daqui a sete dias (na sexta-feira, 20), segundo o Simepar, ou na quinta-feira, 19, de acordo com o CPTEC/Inpe. Antes e depois, a perder de vista, secura total.

Claro que pode haver alguma surpresa, como a chuva de quinta-feira. Foi provocada por uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul, a primeira, depois de semanas, a vencer a massa de ar seco (e poluição) estacionada sobre o Oeste do Paraná.

Mas, surpresa à parte, a tendência é mesmo de voltar o tempo seco, abafado, quente e com índices de umidade relativas do ar inferiores ao ideal para a nossa saúde (acima de 60%).

Uma coisa é certa, o tempo em Foz gera belas imagens. Foto Patrícia Iunovich

Raios ultravioleta

Já, já vamos dar as previsões para o final de semana. Antes, pra variar, mais um alerta para quem gosta de se prevenir: o Índice Ultravioleta (IUV), que mede o nível de radiação solar na superfície da Terra, também anda elevado por aqui.

O CPTEC/Inpe, que apresenta o indicador, informa que o Índice UV em Foz chega a 9, nesta sexta, na faixa considerada "muito alta" (entre 8 e 10). Especialmente em horas próximas ao meio-dia. Mas o risco à saúde, quando o índice é elevado, já começa às 9h, progride muito até 11h e 13h e só baixa mesmo depois das 16h.

A exposição ao sol, quando o índice é "muito alto", como o de Foz do Iguaçu, nesta sexta, significa "risco muito alto de danos" à pele e aos olhos, se ficarem desprotegidos.

O que fazer? Evitar se expor ao sol, mesmo com tempo nublado (os raios ultravioleta não dão a menor bola pras nuvens). Se for obrigado a isso, especialmente nas horas próximas ao meio-dia, não se esqueça de, no mínimo, vestir uma camiseta, usar filtro solar, óculos escuros e chapéu. Tudo isso é "extremamente necessário", segundo as recomendações.

Detalhe: só não há necessidade de proteção quando o índice UV é inferior a 2. Entre 3 e 5, há alguma necessidade de proteção. Acima disso, toda cautela é necessária. Não dá pra esquecer que a exposição exagerada ao sol é apontada como uma das causas do melanoma, um tumor maligno que pode, a partir da pele, invadir qualquer órgão, incluindo cérebro e coração. O melanoma é mais comum em pessoas de pele claro, mas ninguém está, de fato, livre da doença.

Ilustração publicada na Folha de S. Paulo, com informações do Climatempo.

É ruim falar de doença, mas às vezes um lembrete é necessário, tanto pra quem lê quanto pra quem escreve.

A previsão

Sol, sol, calor, calor. Tudo sufocante pros próximos dias, em Foz. Foto Patrícia Iunovich

Mas voltemos ao tema previsão do tempo. Pra esta sexta-feira, máxima de 27 graus; pro sábado, mínima de 16 e máxima de 32 graus; no domingo, 19 e 36 graus, respectivamente. E, na segunda-feira, a mínima sobe pra 21 graus e a máxima explode pra 40 graus. Esta é a previsão do CPTEC/Inpe, não muito diferente da feita pelo Simepar.

Confira a do Simepar: nesta sexta, máxima de 25 graus; sábado, mínima de 14 e máxima de 29 graus; no domingo, mínima de 20 e máxima de 35 graus; e, na segunda-feira, mínima de 23 e máxima de 36 graus.

Diferença de uns grauzinhos aqui e ali, o que se nota é que ambos os serviços de meteorologia vão na mesma tendência: calor aumenta e chance de chuva volta ao que era, zero (ou perto disso).

Pra matar a saudade, um registro da foto de quinta-feira, feito por Patrícia Iunovich.

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.