Foz do Iguaçu na rota dos presidentes do Brasil

FHC, Lula, Dilma e Temer visitaram a cidade; Bolsonaro tem agenda em Foz nesta terça-feira

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler

A se confirmar sua vinda nesta terça-feira, 26, para a posse da nova diretoria brasileira da Itaipu Binacional, Jair Bolsonaro (PSL) dará continuidade à agenda de visitas a Foz do Iguaçu, nas duas últimas décadas, de todos os presidentes brasileiros, desde Fernando Henrique Cardoso.

Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) participaram de eventos públicos na cidade durante o exercício da Presidência. Desde a redemocratização do país, em 1985, somente Fernando Collor de Mello e seu sucessor, Itamar Franco, não estiveram no município. José Sarney inaugurou casas populares na cidade em seu governo.

Em 2001, FHC se reuniu, no Hotel das Cataratas, com Tony Blair e Fernando de la Rúa, na época, respectivamente, primeiro-ministro britânico e presidente da Argentina. Na pauta, economia e política externa. Na Avenida das Cataratas, sob forte esquema de segurança, houve protestos de sindicatos e movimentos sociais

Em 2010, Lula inaugurou em Foz do Iguaçu uma unidade de pronto atendimento em um bairro popular, recebeu a primeira turma de estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e participou de seminário internacional. Também lançou um marco pela garantia dos direitos da infância.

A ex-presidente Dilma Rousseff visitou a cidade em 2014. Ela participou do Encontro das Câmaras de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios, da Federação do Comércio do Paraná, em que foi homenageada com um troféu entregue pelo então presidente do Sistema Fecomércio Paraná, Darci Piana.

No final do ano passado, perto do final de seu mandato, Michel Temer encontrou-se com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Os dirigentes firmaram acordo para a construção de duas pontes internacionais, uma delas ligando as cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Franco.

Bolsonaro em Foz

Nesta terça-feira, 26, está previsto o encontro entre os presidentes do Brasil e do Paraguai, Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez. Eles participarão da posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna.

Os governantes deverão abordar os termos da revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, relacionado à venda da energia elétrica gerada pela binacional. Há expectativa, ainda, quanto a eventual confirmação do acordo para a construção da segunda ponte internacional entre o Brasil e o Paraguai, formalizado em 2018.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.