Foz e municípios vizinhos vão sediar etapa dos Jogos de Aventura e Natureza

A promoção do governo do Estado, a partir de agosto, lembra – a um custo menor – os Jogos Mundiais da Natureza, de 1997, que “morreram” no primeiro ano.

Apoie! Siga-nos no Google News

Com ANPR

Os mais velhos vão lembrar, talvez até com saudade: há 22 anos, o Oeste do Paraná sediou os Jogos Mundiais da Natureza, no entorno do Lago de Itaipu, onde foram construídas bases náuticas. Participaram mais de 800 atletas de 55 países. Mas foi tudo muito caro e as bases, hoje, são ruínas.

Pois o governo do Estado, incluiu a região dos municípios lindeiros a Itaipu numa das cinco etapas dos Jogos de Aventura e Natureza, que vão "movimentar o Paraná de ponta a ponta", segundo matéria distribuída pela Agência de Notícias do Paraná.

Os jogos serão disputados a partir de agosto, em 26 municípios de três regiões do Estado, onde moram 830 mil pessoas. Devem participar cerca de 3 mil atletas por etapa, com envolvimento total de 20 mil pessoas.

A abertura e as primeiras competições serão no Litoral, entre os dias 10 e 19 de agosto. Os Jogos se dividem em três categorias: competição, apresentação e participação. A de competição reúne modalidades cujas inscrições são feitas via federações esportivas, muitas delas com premiações em dinheiro – além de troféus e medalhas.

Itaipulândia é um dos municípios que vai sediar a disputa. Foto de José Fernando Ogura/ANPr

Após a etapa de estreia, os Jogos migram para a região dos Municípios Lindeiros, no Oeste. De 7 a 15 de setembro, será no municípios entre Guaíra e Entre Rios do Oeste. A terceira etapa, também no Oeste, será de 28 de setembro a 6 de outubro, na região entre Santa Helena e Foz do Iguaçu.

Depois disso, os Jogos voltam para o Litoral para a quarta fase, de 19 a 27 de outubro, fechando o cronograma em dezembro, em outra região, a Angra Doce, no Norte Pioneiro, de 23 de novembro a 1º de dezembro. 

Modalidades

Os Jogos reunirão 29 modalidades: pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, stand up paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach.

A população local também poderá participar e até competir nos Jogos. Haverá eventos de cicloturismo, stand up paddle, slackline, entre outros, cujas inscrições serão feitas no momento do evento.

“O valor de inscrição do atleta, para as modalidades que assim definirem, será revertido em premiação”, confirmou o coordenador dos Jogos, Tiago Campos, que ainda salientou que “essa parceria com as federações é fundamental para o fortalecimento do sistema esportivo paranaense e ainda permite prestigiar os atletas e atrair competidores de alto nível”.

Turismo

Para o presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, é uma oportunidade de desenvolver a vocação esportiva de cada localidade e ainda fomentar o turismo. “A ideia é movimentar os municípios, especialmente na baixa temporada, para que se gere renda", disse.

“Vamos mostrar o Paraná por inteiro, do Litoral ao Interior, um turismo itinerante que passa por várias cidades. E com isso incrementar a economia, o turismo e o comércio”, ressalta João Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo.

Os Jogos de Aventura e Natureza têm também por premissa a valorização da cultura paranaense. Por isso, a cada etapa haverá shows de bandas e artistas locais, com atividades de recreação, culturais, de lazer e saúde. Na abertura, dia 10 de agosto, acontecem shows da Banda Que Voa, Milk N’ Blues e Denorex 80.

As cidades

Região Angra Doce: Siqueira Campos, Salto do Itararé, Carlópolis, Ribeirão Claro e Jacarezinho.

Região dos Municípios Lindeiros: Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha do Itaipu, São José das Plameiras, São Miguel do Iguaçu e Terra Roxa.

Litoral: Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Jogos da Costa Oeste

Quanto aos Jogos Mundiais da Natureza, realizados em 1997, marcaram o lançamento do projeto Costa Oeste, um plano de otimização do potencial econômico do lago para o Brasil e o mundo.

O evento reuniu 800 atletas de 55 países, em 13 modalidades de conotação ecoturística. Com os jogos, os 14 municípios herdaram um conjunto de bases náuticas e centros de excelência em vários esportes. 

A intenção era de que os jogos se repetiriam a cada quatro anos. Mudou o governador do Estado, mudou a diretoria de Itaipu e todo o investimento foi pro lixo. 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.