Governador escolhe Foz para receber primeiro centro de integração do Brasil para segurança de fronteira

O acordo foi firmado nesta terça, 26, pelo governador e o ministro Sérgio Moro.

Apoie! Siga-nos no Google News

ANPr

O Paraná foi escolhido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para receber o primeiro centro de integração do Brasil para cuidar da segurança de fronteira. E o governador Carlos Massa Ratinho Jr escolheu Foz do Iguaçu para dar início ao projeto.

“É um projeto que interessa bastante ao Paraná, que já vem fazendo um trabalho de integração e inteligência entre as forças de segurança”, afirmou o governador. “É muito importante que ele comece por Foz do Iguaçu, que faz fronteira com dois países e é porta de entrada para coisas boas e ruins”.

O acordo para implantação do projeto-piloto foi firmado durante encontro do governador Carlos Massa Ratinho Junior e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, nesta terça-feira (26), em Brasília.

Governo do Estado, Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos, irão trabalhar juntos para definir as ações de segurança na área e as estratégias do centro para coibir crimes como tráfico de drogas e contrabando.

O ministro Sérgio Moro estabeleceu um prazo de 45 dias para definir o cronograma e os planos de ação, além da seleção dos órgãos e agentes que irão compor o centro de integração.

“O nosso objetivo é que o projeto aconteça o quanto antes. Vamos fazer este projeto-piloto no Paraná, para ver o que vai ou não funcionar, e estender essa experiência para outros estados no decorrer da gestão”, explicou o ministro.

O Paraná tem 450 quilômetros de fronteira seca e aquática com o Paraguai e a Argentina, além de fazer divisa com os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. No Brasil, são 17 mil quilômetros de limite terrestre com nove países.

Contra criminalidade

Matéria da Agência Brasil noticia que outro município paranaense fará parte de mais um projeto-piloto anunciado  nesta terça pelo ministro Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para reduzir os índices de criminalidade do país.

O projeto-piloto será desenvolvido em cinco municípios brasileiros, entre eles São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O governador Ratinho Júnior disse que o projeto deve ser colocado em prática entre junho e julho e disse que São José dos Pinhais foi escolhida por ser uma das cidades paranaenses  onde os índices de violência mais cresceram nos últimos anos.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.