Governadores de sete estados que detêm 72% do PIB nacional se reúnem em Foz

Sustentabilidade, bioeconomia e economia criativa estão na pauta do encontro, que acontece nesta sexta e sábado.

Apoie! Siga-nos no Google News

Sete governadores participam em Foz do Iguaçu do sexto encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), nesta sexta-feira e sábado (28 e 29). Com o tema “A atitude de hoje é a eficiência do amanhã”, a reunião contará ainda com secretários estaduais e equipes técnicas dos sete estados das duas regiões.

No evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior receberá os governadores de São Paulo, João Doria; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Espírito Santo, Renato Casagrande; de Santa Catarina, Carlos Moisés; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. 

Os gestores irão debater pautas relacionadas à sustentabilidade, bioeconomia e economia criativa. Serão cerca de 15 grupos de trabalho reunindo secretários estaduais e equipes técnicas de cada área para traçar estratégias conjuntas. As deliberações serão expressas na Carta de Foz do Iguaçu, documento assinado pelos sete governadores ao fim da reunião.

Durante o encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, estão programadas duas palestras para o sábado (29) de manhã, uma delas com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. A outra é do economista Eduardo Moreira, que falará sobre economia sustentável e bioeconomia.

Sobre o Cosud 

Criado em março de 2019, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) busca fomentar políticas para melhorar a qualidade do serviço público prestado à população das duas regiões, que detêm 72% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e concentram 108 milhões de habitantes, praticamente metade da população brasileira.

Entre as áreas prioritárias do consórcio estão a segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia. O primeiro encontro foi no ano passado, em Belo Horizonte (MG).

(Com informações da Agência Estadual de Notícias) 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.