H2FOZ contra fake news: verdades e mentiras nas redes sociais sobre covid-19

O H2FOZ volta à série para esclarecer sobre mais algumas informações que circulam na Internet e sempre geram dúvida: verdade ou mentira? Confira.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ

Algumas coisas que a gente recebe pela Internet, principalmente via WhatsApp, já de cara dá pra ver que não têm um pingo de verdade. Mesmo assim, de tanto ser repassada, a mentira acaba "pegando". Como dizia Goebbels, ministro da Propaganda de Hitler, "uma mentira, contada mil vezes, torna-se uma verdade". Será?

Não importa. Aqui, com os professores do Colégio Semeador, o que queremos é semear a verdade. Vamos lá?

Beber água de quinze em quinze minutos previne o coronavírus

Foto Pixabay

FALSO

As partículas virais do novo coronavírus aderem aos tecidos rapidamente. E, pelas vias respiratórias, alguns segundos ou minutos são suficientes para que as partículas desse vírus cheguem ao pulmão sem, necessariamente, passar pela garganta. Tomar água é importante para se hidratar e para a saúde, mas não previne a contaminação por coronavírus.

José Osvaldo de Souza dos Santos, professor de Ciências do Colégio Semeador

Água fervida com alho serve como tratamento para a covid-19

Foto Pixabay

FALSO

Não existe nenhuma pesquisa médica para afirmar que o chá de alho cura o coronavírus. Segundo a OMS, o alho é um alimento que tem algumas propriedades antimicrobianas. Mas nada prova, no quadro da epidemia atual, que o consumo de alho proteja as pessoas contra o coronavírus.

José Osvaldo de Souza dos Santos, professor de Ciências do Colégio Semeador

O novo coronavírus causa pneumonia de imediato

FALSO

A pneumonia é uma inflamação e infecção do trato respiratório inferior, dos pulmões, e pode ser causada por vírus, bactérias, protozoários ou fungos. As pneumonias virais atingem mais o interstício – região entre o alvéolo e o vaso sanguíneo, por onde ocorre a hematose, que é a troca de gases respiratórios (oxigênio e gás carbônico). No caso da covid-19, os principais sintomas da doença causada pelo vírus SARS-Cov-2 são febre, tosse e dificuldade para respirar, mas em casos graves também é observada pneumonia. Mas dizer que o vírus SARS-CoV-2 causa pneumonia de maneira imediata é falso.

Roberta Ferreira, professora de Ciências do Colégio Semeador

Ivermectina pode ser usada para prevenir covid-19

FALSO

A Ivermectina é um medicamento antiparasitário muito usado no combate a piolhos, pulgas, carrapatos e outros artrópodes, e verminoses em animais (incluindo em seres humanos). A dose recomendada, em geral, é muito baixa e o medicamento costuma ser usado em dose única – esse é o protocolo aprovado pela FDA e outras agências regulatórias desses medicamentos, mas apenas para tratar essas parasitoses e verminoses.

Alguns estudos publicados em junho de 2020 mostraram eficiência do medicamento contra SARS-CoV-2 in vitro, ou seja, em cultura de células, e em doses de 10 a 20 mil vezes mais altas que a dosagem segura aprovada pela FDA e outras agências regulatórias.

Além disso, a Ivermectina também havia apresentado resultados semelhantes contra vírus como HIV, dengue, influenza e zika vírus – e contra nenhum desses se mostrou eficaz na prática clínica. Em média, apenas 7% dos fármacos eficientes in vitro tornam-se remédios eficazes em humanos. Não sabemos se é seguro tomar essa dose alta e não sabemos se é seguro tomar múltiplas doses. Isso nunca foi testado em seres humanos.

Existem três estudos registrados de testes clínicos usando esse medicamento como forma de prevenção (Argentina, Egito e Cingapura), todos registrados em julho de 2020, mas os resultados ainda não foram publicados. Então não há, até o momento, nada que comprove a eficácia de Ivermectina na prevenção da covid-19.

Roberta Ferreira, professora de Ciências do Colégio Semeador

O coronavírus se chama assim porque tem uma coroa

Foto Pixabay

VERDADEIRO

Os coronavírus recebem esse nome por seus espinhos em forma de coroa, quando vistos em um microscópio.

Cláudia Favero, professora de Português do Colégio Semeador

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.