Lançamento de “Missão Haiti – 7 Lições de Liderança” será nesta terça, em Foz

Livro é uma das poucas obras existentes sobre a participação do Brasil na força de paz da ONU.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Restaurante Empório com Arte recebe nesta terça-feira (15) o lançamento do livro "Missão Haiti – 7 Lições de Liderança". O evento será seguido de noite de autógrafos com o autor, o coronel Ricardo Bezerra, a partir das 19h.

Bezerra comandou 850 militares do 23º Batalhão Brasileiro de Força de Paz (Brabat), da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (Minustah).

Atualmente, ele é assessor da Diretoria-Geral Brasileira de Itaipu. O livro já foi anteriormente lançado em Brasília (DF) e em Sapucaia do Sul (RS). Em ambos os lugares, o evento teve casa cheia.

“Missão Haiti – 7 Lições de Liderança" mostra em 256 páginas, de forma inédita, como foi o trabalho de paz das Forças Armadas brasileiras no país caribenho. O livro aborda o sofrimento do povo haitiano, a ação dos brasileiros e as decisões que um comandante precisa tomar para manter a tropa unida e focada.

O relato vai desde a preparação inicial para assumir o comando da tropa de paz, antes de embarcar, até a conquista dos resultados positivos. As sete lições embutem dezenas de outros ensinamentos, com pitadas de histórias das tropas brasileiras num ambiente em que coragem, bom senso e amor ao próximo eram essenciais.

O livro é repleto de personagens fascinantes que viveram a experiência de servir num país praticamente destroçado, onde ainda falta tudo por fazer.

Arte de liderar

A partir de sua experiência, coronel Ricardo detalha as lições de forma fácil de compreender. A cada lição, o livro traz exemplos práticos da experiência de sete meses no Haiti. Uma é básica: o líder não nasce pronto. A liderança é resultado de aprendizagem, de preparo, de autocrítica. Ele também nos ensina que liderar está longe de ser tarefa fácil.

“Muitas vezes, é preciso ir contra o que quer a maioria. Às vezes, dá certo; outras, não. Mas, eis outra lição: um líder também erra. Reconhecer o erro e consertá-lo da forma certa também são segredos da boa liderança”, revela Ricardo.

Segundo o autor, lançar o livro na cidade onde atualmente mora e trabalha é um grande privilégio. “Há pouco mais de sete meses na cidade, já me sinto um iguaçuense. Fui muito bem acolhido aqui e estou realmente em casa em Foz, onde fiz inúmeros amigos e pretendo ficar por muito tempo.”

Todos estão convidados. O Restaurante Empório com Arte fica na Avenida das Cataratas, 569. Para quem não puder ir, o livro pode ser encontrado nas principais livrarias físicas e nos melhores sites de venda da internet.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.